UCI do Hospital de Guimarães sem doentes Covid

O Hospital da Senhora da Oliveira, de Guimarães, não registava no dia de ontem qualquer internamento de doentes com Covid-19 em cuidados intensivos. Aquela unidade hospitalar assinalava ainda 11 doentes internados com aquela infecção.

A informação foi confirmada pelo Director Clínico do Hospital Senhora da Oliveira, Hélder Trigo, que apelidou de “óptimas notícias”. “Significa que estamos mais aliviados do que no passado. Neste momento, os doentes Covid não afectam o funcionamento do Hospital, ou seja, a situação que vivemos em termos de ocupação hospitalar não afecta praticamente nada o funcionamento, quer em termos cirúrgicos, camas ou da área médica. Já respiramos mais à vontade”, explica.

No momento em que o País atravessa o processo de desconfinamento, o Director Clínico do Hospital de Guimarães revela que a instituição continua “preocupada”, “tal como acontece com o Governo”, com o que poderá acontecer com este desconfinamento e com a Páscoa. “Coloca-nos com um pé atrás. Por isso, não podemos descartar todos os mecanismos que temos para voltar a ocupar áreas sensíveis do Hospital com doentes Covid”, lembrou. 

Apesar dos dias difíceis vividos pelos profissionais de saúde do Hospital de Guimarães, Hélder Trigo sublinha que o corpo de profissionais tem hoje mais “experiência”.”Já confinamos e desconfinamos mais do que uma vez, e cada vez temos mais experiência, o que nos permite ter mais eficiência”, apontou o Director Clínico, acrescentado que apesar do Hospital estar mais preparado, “é algo que não quer voltar a repetir”.

No hospital de rectaguarda nas instalações do antigo seminário do Verbo Divino, ontem também não havia doentes internados.