Decisão surge após derrota nas eleições para a liderança da LPFP
José Gomes Mendes apresentou renúncia ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), na sequência da derrota frente a Reinaldo Teixeira nas eleições intercalares para o mandato 2025-2027.
A informação foi confirmada por fonte oficial da sua candidatura, que referiu à agência Lusa que a carta de renúncia já foi formalmente entregue, faltando apenas cinco dias para a tomada de posse do novo presidente da Liga, cuja cerimónia decorrerá na sede da LPFP, no Porto.
Recorde-se que Reinaldo Teixeira, ex-presidente da Associação de Futebol do Algarve (2019-2025) e coordenador dos delegados da Liga, venceu com 42 votos (81%), contra os 10 votos (19%) alcançados por José Gomes Mendes, num universo total de 52 votantes.
Com esta decisão, José Gomes Mendes, natural de Braga e com 63 anos, abandona a estrutura diretiva da Liga de Clubes. Tinha reassumido a liderança da MAG em junho de 2023, após uma primeira passagem entre 2014 e 2015. Além da experiência na Liga, desempenhou também funções similares no SC Braga e foi secretário de Estado nos Governos de António Costa, nas pastas do Ambiente, Mobilidade e Planeamento.
A renúncia encerra mais um capítulo na vida política e desportiva de José Gomes Mendes, agora afastado dos órgãos diretivos da LPFP numa altura de renovação da liderança do futebol profissional português.