Decisão surge após derrota nas eleições para a liderança da LPFP

José Gomes Mendes apresentou renúncia ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), na sequência da derrota frente a Reinaldo Teixeira nas eleições intercalares para o mandato 2025-2027.

A informação foi confirmada por fonte oficial da sua candidatura, que referiu à agência Lusa que a carta de renúncia já foi formalmente entregue, faltando apenas cinco dias para a tomada de posse do novo presidente da Liga, cuja cerimónia decorrerá na sede da LPFP, no Porto.

Recorde-se que Reinaldo Teixeira, ex-presidente da Associação de Futebol do Algarve (2019-2025) e coordenador dos delegados da Liga, venceu com 42 votos (81%), contra os 10 votos (19%) alcançados por José Gomes Mendes, num universo total de 52 votantes.

Com esta decisão, José Gomes Mendes, natural de Braga e com 63 anos, abandona a estrutura diretiva da Liga de Clubes. Tinha reassumido a liderança da MAG em junho de 2023, após uma primeira passagem entre 2014 e 2015. Além da experiência na Liga, desempenhou também funções similares no SC Braga e foi secretário de Estado nos Governos de António Costa, nas pastas do Ambiente, Mobilidade e Planeamento.

A renúncia encerra mais um capítulo na vida política e desportiva de José Gomes Mendes, agora afastado dos órgãos diretivos da LPFP numa altura de renovação da liderança do futebol profissional português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here