Abel Ferreira espera que o Sp. Braga seja uma equipa «agressiva, competitiva e com paixão» frente ao rival Vitória de Guimarães no jogo desta sexta-feira (21h15) da 8.ª jornada da Liga.

O técnico dos bracarenses refere que a goleada da época passada que impôs ao Vitória no Estádio Afonso Henriques já não tem qualquer relevância para o jogo de amanhã. «Não vivemos com o passado. Essa é uma história fechada. Cada jogo é único e irrepetível (…) Esta semana não houve qualquer conversa sobre isso com os jogadores. Zero. Este será um jogo quente para homens de cabeça fria. Nós temos de canalizar todos os assobios, todas as provocações que possam existir», afirmou Abel, que recusa qualquer favoritismo do Sp. Braga, que neste momento lidera a Liga a par do Benfica, ambos com 17 pontos:

«O que vale é o que temos de fazer dentro do jogo. O favoritismo é teoria e o que quero é a prática. Temos de chegar dentro do campo e sermos fiéis à nossa identidade, ao nosso compromisso.»

Abel reconhece que o rival Vitória contratou muito e bem, que é uma das grandes equipas do futebol português e está num processo de transformação, elogiando também o técnico Luís Castro: «Damo-nos bem. Defrontámo-nos várias vezes. Vou fazer o que sempre faço. Respeitá-lo, cumprimentá-lo, aprender com algumas das coisas que ele faz. Do outro lado, esperamos equipa bem organizada, que transita bem, que em posse tem uma filosofia de jogo muito bem definida. Conheço bem o Luís Castro, ele sabe que eu o estudo a ele tanto como ele me estuda a mim. Acredito que no final a nossa força vai prevalecer.»

Sobre a rivalidade, o treinador do Sp. Braga considera-a vital para o futebol português e salienta a necessidade desta não ultrapassar os limites do respeito.

«É mais do que nos une do que o que nos separa», afirmou Abel, que como jogador já esteve nos dois lados como jogador, acrescentando: «Esta foi uma semana igual às outras. Na comunicação social e aqui na cidade talvez tenha sido diferente. Mas aqui dentro foi uma semana igual às outras.»