Sporting Clube de Braga quer ser exemplar na preparação do regresso aos treinos

O Sporting Clube de Braga quer ser exemplar na preparação do regresso de um plantel de futebol aos treinos e “está a ser ainda mais ambicioso e rígido” no cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias.

Hoje, o clube bracarense fez a realização de dois testes, com zaragatoa para testar infeção ativa e serológico para testar imunidade, a jogadores, treinadores e ‘staff’ de apoio à logística diária da equipa principal de futebol, tendo em vista o regresso aos treinos, na segunda-feira, ainda de forma individualizada, cerca de um mês e depois da interrupção da atividade devido à pandemia de covid-19.

“O que estamos a fazer é a pedagogia do exemplo e o Sporting Clube de Braga quer ser o exemplo, não só porque está a cumprir escrupulosamente todas as recomendações das autoridades sanitárias, como está a ser ainda mais ambicioso e rígido, numa opção consciente e que tem em conta que neste momento o mais importante é salvaguardar a segurança de todos: atletas, elementos do clube e respetivas famílias”, explicou o diretor clínico dos ‘arsenalistas’, Vítor Moreira, no sítio oficial dos minhotos na Internet.

O clube instituiu um manual de boas práticas, que baliza os comportamentos a adotar dentro e fora da cidade desportiva por todos os atletas e departamentos.

“Readaptámos as instalações da cidade desportiva, no sentido de minimizar o contacto e de impor restrição física”, indicou o Braga, frisando que “todos os elementos só retomarão [a atividade] na segunda-feira mediante negatividade nos testes”.

Vítor Moreira explicou ainda que “houve uma higienização profunda das instalações” e “foi criado um espaço esterilizado e de ambiente de contágio mínimo”.

O clube explicou que “o dia de cada atleta começa com o preenchimento de um questionário e prossegue com um controlo de temperatura corporal na chegada à cidade desportiva, essencial para que se possa iniciar o circuito interno, também ele adaptado à nova realidade”.

Segundo o responsável clínico, terá que haver “um grande reforço do código de conduta” dentro e fora da cidade desportiva.

“O comportamento aqui dentro vai ter de mudar, não há partilhas de materiais desportivos e cada jogador terá a sua própria bola, higienizada, e que não pode ser partilhada. Também não faremos uso do ginásio, vamos colocar equipamento individual num dos campos, ao ar livre”, contou.

Portugal contabiliza 854 mortos associados à covid-19 em 22.797 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Das pessoas infetadas, 1.068 estão hospitalizadas, das quais 188 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.201 para 1.228.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou hoje a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.