A Braval está na corrida ao PERSU 2020, um Plano Estratégico para Resíduos Sólidos Urbanos, que pretende fortalecer a rede de ecopontos, com mais 1050 contentores para os concelhos abrangidos pela empresa.

2017 foi um ano excecional em termos de reciclagem: a Braval recolheu 15.955 toneladas de resíduos, mais 517 toneladas do que no ano anterior. O objetivo do PERSU 2020 é atingir 25 mil toneladas até 2020, com a implementação de mais 350 ecopontos, fortalecendo a rede de reciclagem nos municípios abrangidos pela empresa.

De acordo com o administrador da Braval, Pedro Machado, “a Braval tem um PAPERSU (Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos) em que, até 2021,vão ser realizadas grandes ações no âmbito de tratar resíduos, fortalecer a recolha seletiva, compra de viaturas para recolha seletiva, educação e sensibilização ambiental, automatização da estação de triagem do ecoparque para separar as embalagens de papel, de cartão, de jornal, de revista, de plástico e produzir energia elétrica no tratamento de resíduos orgânicos”.

Segundo dados da Sociedade Ponto Verde, foram enviados para reciclagem na área da Braval 40,1 kg por habitante, mais 2,7kg do que em 2016. Atrás da ALGAR, no Algarve, é o segundo sistema de Portugal continental que mais resíduos envia para reciclar. “O estudo da Sociedade Ponto Verde concluiu que cerca de 77% dos munícipes da Braval já fazem reciclagem, o que é muito bom, já acima da média nacional, mas faltam 23%”, afirma Pedro Machado.

Para atingir as metas impostas pelo PERSU 2020, na área da Braval terão de ser enviados para reciclagem, em 2020, 53kg por habitante. A média nacional ronda os 28kg per capita. A Braval apela à separação de resíduos pela população, “pois as metas estabelecidas pelo PERSU 2020 são bastante ambiciosas” e a Braval ainda não as conseguiu atingir, apesar dos resultados positivos do ano anterior.