A selfie que está a chocar os italianos

Imagem captada na estação de Piacenza.

As selfies há algum tempo que viraram moda. Geralmente, são apenas inofensivas. Mas a falta de bom senso de alguns por vezes origina polémicas.

É o que está a acontecer em Itália, à conta de uma selfie captada numa estação de comboios em Piacenza.

Na imagem vemos uma mulher de idade avançada a ser assistida por paramédicos ao mesmo tempo que, a poucos passos dali, um jovem tira uma selfie, sem respeito nenhum pela delicadeza do momento, pelo estado de vulnerabilidade da vítima ou pelo trabalho a ser levado a cabo por profissionais de saúde.

A imagem está a correr as redes sociais em Itália e tem merecido duras críticas dos mais diversos quadrantes.

Segundo a BBC, a pessoa a ser assistida é uma idosa de 83 anos que foi atingida pela passagem de um comboio. O seu estado de saúde foi considerado grave enquanto era assistida no local. O Corriere della Sera realça ainda que o jovem aparenta estar a fazer um sinal de V, de vitória, enquanto tira a selfie.

A situação aconteceu a 26 de maio e continua a ser assunto em Itália. Apesar de tudo, houve ainda algum bom senso no local por parte de outros intervenientes.

A imagem que pode ver acima foi captada por Giorgio Lambri, repórter fotográfico a trabalhar no local. Foi ele quem captou a fotografia do jovem a tirar a selfie e divulgou o caso num jornal local, cobrindo o rosto da mulher que estava a ser assistida e até do autor da selfie. Logo no local o jornalista apontou ao jovem “falta de ética” pela atitude.

A polícia, realça a BBC, abordou também o jovem, tendo-o obrigado a apagar a selfie que tirou.

A selfie foi apagada. Para a história sobra apenas a censurável atitude do jovem.