Não é fácil saber quais são os SUV e monovolumes que pagam classe 1 nas portagens, por isso criámos uma lista com os modelos que são taxados pelo valor mínimo.
Salvo algumas exceções que pagam classe 1, os SUV e os monovolumes são muitas vezes prejudicados na altura de passar portagens.Mas, com vários paradigmas em mudança, nomeadamente a altura do capot que, mais do que uma questão estética, é uma opção de segurança, as regras poderão em breve ser revistas.
Como funciona o sistema de classes nas portagens
O atual sistema de classificação de veículos para efeito de pagamento de portagens estabelece que são tarifadas como classe 1 as viaturas cuja altura de capot no primeiro eixo seja inferior a 1,1 metros. Logo de início, isso revelou-se um problema em carros como o smart, para o qual teve de ser criada uma exceção.
Mas, o desfasamento da regra face à evolução da indústria automóvel, que no sentido de privilegiar a segurança dos peões aumentou a altura dos capots, é cada vez maior. O maior exemplo disso é o Opel Mokka, campeão de vendas da marca em toda a Europa exceto em Portugal. É que, pesando apenas 1400kg, é taxado como classe 2 pelo facto de exceder em menos de 2cm os fatídicos 1,1 metros altura.