25ª edição do Troféu Reitor encerrou ontem com finais e entrega de prémios

O Troféu Reitor 2018 terminou ontem num dia repleto de emoções, surpresas, mas, principalmente de muita festa, com a entrega de medalhas e troféus aos vencedores deste ano. Esta foi a 25ª edição do evento desportivo de mais tradição na Academia Minhota, que junta numa mesma competição, alunos, docentes, funcionários e antigos alunos da Universidade do Minho.

Após um mês de competição (iniciou no passado dia 21 de maio) que contou com a participação de 438 atletas nas seis modalidades envolvidas (Badminton, Basquetebol 3×3 misto, Futsal Masculino, Golfe, Voleibol de Praia Misto e Corrida) chegou ao fim mais uma edição do Troféu Reitor que teve ontem o seu ponto alto com as finais e entrega de prémios a todos aqueles que conseguiram um lugar de pódio.

Foram centenas de jogos, alegrias para uns, tristezas para outros, onde as emoções estiveram ao rubro na luta pelo melhor lugar para a sua equipa! O Troféu Reitor põe a Academia, a maior parte dos seus cursos, os seus trabalhadores e até os seus antigos alunos a competir entre si, a fazer desporto nos seus campi, numa rivalidade saudável que prima pelo fair play entre os participantes, mas sempre com um objetivo, conseguir o titulo de campeões do Troféu Reitor na respetiva modalidade. Este ano, mais uma vez, esteve em jogo o Troféu Coletivo Curso+”, atribuído ao Curso que obtivesse maior pontuação, calculada pelo número de inscritos e sua classificação, quer nas modalidade individuais, quer nas coletivas. Este Troféu será entregue pelo Reitor na Gala do Desporto da UMinho aos representantes do Curso Vencedor.

Este último dia de competições, para além dos campeões e vice-campeões viu ainda confirmadas as equipas/atletas medalha de bronze da competição, bem como os títulos individuais.

Chegado o grande dia e com a possibilidade de tornarem campeões do Troféu Reitor 2018, o nervosismo era visível em equipas e atletas, bem como nos apoiantes de cada uma que iam fazendo a festa nas bancadas do Pavilhão Desportivo Universitário da UMinho, em Gualtar.

O dia começou com a partida que decidiu a medalha de bronze no basquetebol 3*3. Em campo, Engenharia Informática e Erasmus Student Network Minho (ESN) lutavam pelo último lugar do pódio, levando a melhor os estudantes ERASMUS que arrecadaram a medalha de bronze. Após esta partida entraram em campo os finalistas nesta modalidade, Engenharia Biomédica e Medicina decidiam o campeão deste ano. Pelo segundo ano consecutivo Medicina quedou-se pelo 2º lugar, sagrando-se Biomédica a campeã 2018. Foi ainda eleito como melhor jogador, Camilo Vaz (Eng. Biomédica), o prémio Fair-play foi este ano para Medicina.

Foi debaixo de sol que na areia da quadra de vólei de praia da UMinho se disputaram as últimas partidas da competição e que decidiam a atribuição do 3º e 4º lugar e o campeão da competição. A disputa do bronze colocou frente a frente Engenharia Informática e Gestão Industrial, partida que os de Informática acabaram por vencer, arrecadando o bronze. Na luta pelo titulo, Medicina e Biomédica mediram forças numa partida muito equilibrada que os de Medicina acabariam por vencer, sagrando-se campeã de 2018.

Chegados à modalidade “rainha” do Troféu Reitor, no futsal masculino, o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar colocou em confronto as equipas de Gestão de Sistemas de Informação e Contabilidade, resultando numa vitória dos de Contabilidade que assim receberam a medalha de bronze.

Na última final do dia, Eletrónica Industrial e Computadores e Medicina decidiam quem era o campeão de 2018. Eletrónica era a campeã em título e marcava presença em três finais consecutivas, Medicina tentava “roubar” o ceptro.

Uma final que mostrou duas grandes equipas, em que a sorte poderia “cair” para qualquer um dos lados. Este acabou por ser um jogo bastante dividido no meio campo, mas Eletrónica, mais habituada a estes palcos conseguiu aproveitar melhor as oportunidades criadas, revalidando o titulo de forma justa.

No final, e em ambiente de festa decorreu a Cerimónia de Encerramento e entrega dos prémios a todos os que conseguiram lugares de pódio, contando para isso com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do Administrador dos SASUM, António Paisana e do presidente da Associação Académica, Nuno Reis.

A entrega de prémios começou com as modalidades individuais, sendo os primeiros medalhados, os atletas de Badminton. No feminino, o ouro foi para Ana Sofia Andrade (Eng. Mecânica) e a prata para Ana Filipa Sá (Eng. Biomédica); no masculino, Paulo Jorge Silva (Eletrónica Industrial e Computadores) foi ouro, Rui Carvalho (Gestão Industrial) foi prata e Paulo Sérgio Silva (Direito) foi medalha de bronze.

Na modalidade de Golfe, na vertente Gross, o grande campeão foi David Aguiar, a prata foi para António Ressurreição e o bronze para Alexandre Carvalho. Na vertente Net, o ouro foi para José Vila, a prata para Nuno Ribeiro e o bronze para Carlos Pinheiro.

Seguiram-se os medalhados do Voleibol de Praia, Basquetebol e por último os premiados no futsal masculino.

Na modalidade “rainha”, que este ano contou com 20 equipas inscritas, o prémio Fair Play foi para Eletrónica. O prémio de melhor guarda-redes foi para António Leite (Eletrónica), o melhor marcador foi Rui Orlando Casimiro (Medicina) e foi eleito o melhor jogador, tal como no ano transato, Philippe Silva (Contabilidade).