A empresa Transportes Urbanos de Braga (TUB) vai investir 10 milhões de euros em 36 autocarros novos até 2021, renovando 30% da sua frota, segundo o comunicado hoje divulgado pela Câmara Municipal de Braga.

Dos 36 novos autocarros que a empresa quer comprar, 27 são a gás natural comprimido e nove elétricos.

Para já, há um financiamento aprovado em Assembleia Municipal para a aquisição de seis autocarros elétricos, mas que ainda não estão disponíveis porque a autarquia aguarda o visto do Tribunal de Contas.

Há também um financiamento aprovado para comprar 14 autocarros a gás natural comprimido.

Por fim, os TUB querem adquirir mais 13 autocarros a gás natural comprimido e três elétricos.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, na Assembleia Municipal de sexta-feira, citado no comunicado, a renovação da frota “terá impactos bastantes positivos na operacionalização da atividade dos TUB, na segurança e disponibilidade dos autocarros para o serviço, na qualidade de vida dos cidadãos e na sustentabilidade ambiental dessa mesma frota”.

O autarca afirmou ainda que há discriminação do Estado face aos apoios concedidos aos transportes públicos da área metropolitana de Lisboa e Porto e aos transportes de fora dessas áreas.

Ricardo Rio justificou a preferência por veículos movidos a gás natural, em vez de elétricos, por o sistema ainda “carecer de maturação e poder pôr em causa a normal operação dos TUB”, o que seria um risco quando o serviço ainda não é completamente fiável.