A ministra da Saúde anunciou, esta sexta-feira, um aumento de 900 milhões de euros na verba destinada à contratualização com os hospitais com “foco na melhoria da atividade programada”.

Marta Temido falou ainda da passagem do Hospital de Braga para a esfera pública, indicando que a mesma ocorreu “sem sobressaltos”. A ministra sublinhou que falta “apenas harmonizar alguns regimes e tabelas remuneratórias” naquela unidade hospitalar.

Alguns dos visados são os enfermeiros que prestam seviço naquele hospital. Aquando da transição para a esfera pública, a 01 de setembro de 2019, o Sindicato dos Enfermeiros do Norte alegou que não foi cumprido o acordado relativamente à majoração do tempo de serviço dos enfermeiros que transitaram do antigo Hospital São Marcos.

900 milhões para os hospitais de todo o país

“A verba afeta à contratualização com os hospitais crescerá em 900 milhões de euros e destinar-se-á, em especial, ao aumento da atividade de primeiras consultas e de cirurgias, ao apoio à tele-saúde, ao incentivo à realização de consultas descentralizadas de especialidades hospitalares e à consolidação e alargamento do programa de hospitalização domiciliária”, avançou Marta Temido, no debate na generalidade da proposta do Orçamento do Estado 2020, que decorre esta sexta-feira no parlamento.

Ainda nos cuidados hospitalares, sublinhou, “a ação governativa centrar-se-á na orientação da gestão para ganhos de acesso, eficiência e humanização”.

Relativamente aos cuidados continuados integrados, a ministra adiantou que serão contratadas 800 novas camas e colocadas em funcionamento as primeiras Unidades de Dia e Promoção de Autonomia.