A atleta do SC Braga, Mariana Machado, dominou a prova feminina da 45.ª Corrida de São Silvestre de Braga, deixando a segunda classificada, Dulce Félix, do Benfica, a mais de um minuto de distância. Na competição masculina, André Pereira, do Benfica, conquistou a vitória, gerindo isoladamente os últimos quatro quilômetros e deixando o sportinguista Rui Teixeira em segundo lugar, a 18 segundos. O atleta do SC Braga, Davide Silva, completou o pódio, ficando a mais de meio minuto do vencedor.

O tempo impressionante de 29 minutos registado por André Pereira destaca a qualidade da prova, especialmente considerando o desafiante percurso que inclui uma subida íngreme pela Av. 31 de Janeiro e Rua de Santa Margarida.

É relevante notar que o recorde nacional de 10 mil metros em estrada, estabelecido por Fernando Mamede em 1985, é de 28:11 minutos. Recentemente, em setembro, em Brasov, na Roménia, o atleta Samuel Barata, do Benfica, teve seu tempo de 27:45 anulado após uma medição oficial revelar uma distância 25 metros menor que os 10 km previstos.