Os moderadores das redes sociais começarão a bloquear contas que suspeitem que pertençam a crianças com menos de 13 anos.

Facebook e o Instagram vão começar a bloquear o acesso às suas redes sociais de utilizadores com menos de 13 anos, reforçando assim uma medida que já vinha a ser esperada há muito e que poderá refletir-se na receita obtida através de anunciantes.

Confirmou o TechCrunch que o bloqueio será aplicado mesmo que as contas tenham sido reportadas por outros motivos (conteúdo ilícito, por exemplo). Para voltar a dar controlo das contas, o Facebook e o Instagram exigirão que seja enviado uma prova que o utilizador tenha uma idade superior a 13 anos, nomeadamente através do cartão de identificação emitido pelo governo.

Até aqui os moderadores das redes sociais tinham indicações para apenas bloquear as contas caso tivessem provas que os utilizadores tinham menos que a idade mínima. Todavia, daqui para a frente é exigido que os moderadores apliquem o bloqueio apenas com suspeitas.