De acordo com o Eurostat, os ganhos brutos mensais da administração pública fixaram-se em 2.600 euros em 2014.

Há menos funcionários públicos em Portugal face ao número total de trabalhadores, uma percentagem que se fixou em 15% em 2016, anunciou o Eurostat na segunda-feira. Porém, este número acelerou ligeiramente em comparação com o início do século.

De acordo com a agência de estatísticas da União Europeia (UE), Portugal fixou-se assim como o quinto Estado-membro com uma menor percentagem de funcionários públicos em comparação com o número total de trabalhadores.

Segundo o Eurostat, os ganhos brutos mensais da administração pública fixaram-se em 2.600 euros em 2014. Os setores onde os trabalhadores são mais bem pagos são o das atividades financeiras e seguros, seguido pelo da informação e comunicação.

Para Portugal, em particular, o Eurostat não tem dados sobre os ganhos brutos mensais na função pública, mas por cá o sector das actividades financeiras e de seguros também se assume como o mais bem pago (2.500 euros), seguido pelo da electricidade e gás (2.100 euros), segundo os dados mais recentes, que são do ano de 2014.