Joseph Amoah e é surpresa em Guimarães

Ganês de 24 anos está a ser um dos destaques em pré-época ainda sem derrotas e tem sido utilizado ao lado de André André. Versatilidade tática do médio agrada ao treinador.

Joseph Amoah vai fazer parte do plantel do Vitória na época 2018/19. O médio de 24 anos tem sido uma das surpresas nos jogos de preparação da equipa vimaranense, para já, sem registo de derrotas, e Luís Castro está convencido sobre as suas qualidades. Mesmo com a contratação de outro jogador para o sector, um cenário que está em cima da mesa, o ganês não entra na lista de dispensas que está a ser elaborada.

Antes de mais, e este é um dado que atesta sobre a qualidade que Joseph tem mostrado, o Vitória rejeitou nos últimos dias a possibilidade de o médio ser emprestado a um clube da I Liga, um cenário bloqueado pelo treinador. Dos jogadores incluídos na pré-época, o ganês era, sem grande margem de erro, um dos que partia em desvantagem, também pelo excesso de unidades na zona intermédia, mas não demorou a diluir essa ideia. Capacidade de passe e versatilidade tática foram algumas das características que convenceram Luís Castro. Tal como Tyler Boyd, outro jogador em destaque na pré-temporada, Joseph prepara-se para fazer parte da configuração final do plantel minhoto.

Se nos dois primeiros jogos de preparação, com o Penafiel e a Oliveirense, o médio ganês teve tantos minutos como os companheiros, no teste com o Tondela esteve mais tempo em campo, atuando ao lado de André André, e começou a mostrar credenciais. Frente ao Aves, no quarto ensaio, manteve-se como primeira aposta, ao lado de Tozé, e com o Santa Clara voltou a surgir no onze inicial, fazendo novamente dupla com André André, um sinal claro do esboço que Luís Castro está a preparar para o primeiro jogo a sério, com o Tondela, para a Taça da Liga. Frente ao Famalicão (2-1) Joseph foi suplente utilizado.

Aos 24 anos, e depois de quatro temporadas na equipa B, com quase seis mil minutos de jogo na II Liga, Joseph tem menos de 300 minutos de competição na equipa principal. Numa altura em que o ganês tinha margem reduzida para se afirmar ao mais alto nível, nunca tendo sido aposta nas duas últimas épocas, o rendimento mostrado na pré-época está a revelar um cenário bem diferente.