O Sporting de Braga goleou hoje os ingleses do Newcastle 4-0, no último jogo particular de futebol antes da estreia em jogos oficiais, dentro de oito dias, na luta pelo acesso à fase de grupos da Liga Europa.

No jogo de apresentação aos sócios e que encerrou a pré-temporada dos minhotos (apenas uma derrota, com o Leixões, 2-1, no ‘1.º de Maio’), a equipa de Abel Ferreira venceu de forma clara o Newcastle, histórico clube inglês que tinha empatado a zero no ‘Dragão’, diante do FC Porto, no sábado.

A equipa soltou-se na segunda parte, depois de um primeiro período mais equilibrado, e sob a ‘batuta’ de Fransérgio, e de João Novais mais tarde, a verticalidade de Esgaio e o pragmatismo de Ricardo Horta, construiu um resultado ‘gordo’, mas que faz jus à sua exibição.

A nota mais negativa da noite foi mesmo a lesão de Paulinho (saiu aos 20 minutos), mas o diagnóstico final está por fazer.

Ricardo Horta (52), João Novais (77), Franségio (85) e Dyego Sousa (90) foram os marcadores dos golos da justa vitória dos minhotos.

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga – Newcastle, 4-0.

Ao intervalo:

Marcadores:

1-0, Ricardo Horta, 52 minutos.

2-0, João Novais, 77.

3-0, Fransérgio, 85.

4-0, Dyego Sousa, 90.

Equipas:

– Sporting de Braga: Matheus, Marcelo Goiano, Bruno Viana, Raul Silva, Sequeira, Claudemir, Fransérgio, Esgaio, Wilson Eduardo, Ricardo Horta e Paulinho.

(Jogaram ainda: Xadas, João Novais, Dyego Sousa, Diogo Figueiras, Eduardo, Pablo Santos, Fábio Martins, Vukcevic, Luther Singh e Lucas).

Treinador: Abel Ferreira.

– Newcastle: Dubravka, DeAndre Yedlin, Lascelles, Clark, Dummett, Isaac Hayden, Mo Diame, Matt Ritchie, Atsu, Ayoze Pérez e Gayle.

(Jogaram ainda: Ki, Jacob Murphy, Manquillo, Joselu, Darlow, Longstaff e Roberts)

Treinador: Rafa Benítez.

Árbitro: Manuel Oliveira (Associação de Futebol do Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Clark (83).

Asistência: cerca de 6.000 espetadores.

Abel Ferreira

«Já me conhecem, por norma vocês fazem sempre a avaliação do resultado para trás. Eu faço o contrário, do processo para o resultado. Estava 0-0 e cometemos alguns erros que nos podem sair caro, falhámos passes simples, erros não forçados, e temos cada vez mais de ter cuidado com esses passes interiores. Demos muitas condições ao adversário para fazer transições. Depois, a dinâmica ofensiva está dentro dos padrões que temos vindo a demonstrar. Estou contente com o comportamento e assimilar das funções. Por norma quando estamos focados no processo estaremos mais próximos de vencer. Acho o resultado, honestamente, demasiado largo».

Rafa Benítez, treinador espanhol do Newcastle

«Não fizemos o que tínhamos a fazer. Estava muito calor, as coisas não nos correram bem e temos de refletir. Cometemos demasiados erros. Estamos ainda à espera de reforços, mas não sei se os vou receber, não tenho ideia de como estão as negociações, mas são necessários reforços. Os adeptos são inteligentes, sabem que têm de apoiar a equipa num bom ou mau momento. Vamos trabalhar muito, a janela de transferências ainda está aberta, mas não sei se ainda vou ter mais reforços, espero que sim».