Polícia reanima vítima sem sinais vitais e é agredido por mirones

Incidente teve lugar este sábado, dia 4 de Agosto, junto ao pontão de canoagem da Amora, no Seixal, quando dois agentes da PSP tentavam salvar uma pessoa.

Dois agentes da PSP de Setúbal procederam este sábado à detenção em flagrante delito de dois homens, pai e filho, por resistência e coação, depois de terem sido impedidos de ultrapassar o perímetro de segurança criado para um homem ser assistido depois de ser retirado da água em situação de afogamento

Os agentes foram chamados à Baía do Seixal, junto ao pontão de canoagem da Amora, no sábado, por volta das 18h, depois de um alerta para uma vítima em risco de afogamento.

Chegados ao local, a vítima estava já na margem, resgatada da água por uma testemunha, e verificou-se que não apresentava sinais vitais (sem respiração e sem batimentos cardíacos).

“Por iniciativa própria”, diz o comunicado da PSP, os dois agentes “iniciaram de imediato manobras de suporte básico de vida, enquanto em simultâneo foi contactado o número de emergência médica”. As manobras foram bem sucedidas e a vítima recuperou os sinais vitais, embora se tivesse mantido inconsciente.

Depois da chegada de uma VMER e de uma ambulância, um dos agentes estava a efetuar o perímetro de segurança quando foi abordado por um indivíduo que queria ver o que estava a acontecer. Impedido de transpor o perímetro de segurança, o indivíduo insultou e agrediu o agente com um soco no peito.

Quando o agente algemava este primeiro homem, mais três indivíduos surgiram no local e tentaram dificultar a detenção. Foi, então, detido e algemado um segundo indivíduo e solicitados reforços.

De acordo com informações da PSP de Setúbal, os detidos, pai e filho, de 58 e 22 anos de idade, não tinham qualquer relação familiar com a vítima. Ambos foram notificados para comparecer em tribunal