Recuperação épica do Santa Clara vale empate frente ao Braga

Após o frustrante e precoce afastamento da Liga Europa, o Sp. Braga esteve este domingo a vencer o Santa Clara, nos Açores, por 3-0, e acabou por ceder um empate. Os arsenalistas até entraram no jogo amorfos, mas aos 24’ o central Pablo Santos marcou de cabeça, na sequência de um canto de João Novais, aproveitando a saída a destempo de Marco. O guarda-redes açoriano voltaria a ficar mal na fotografia cinco minutos depois, hesitando com João Lucas num lance muito bem aproveitado por Wilson Eduardo. Já perto do intervalo (40’), Dyego Sousa elevou a contagem com um grande remate. Sentado num resultado confortável, o Sp. Braga viu o Santa Clara reagir logo após o intervalo, com o golo de Tiago Santana, e à hora de jogo já o resultado se apresentava na diferença mínima, com Zé Manuel a fazer o 2-3, numa recarga a um remate ao poste de Tiago Santana. Completamente desnorteados perante um adversário que jogava bem e mostrava uma raça admirável, os minhotos encaixaram o empate pouco depois, com Fábio Cardoso a marcar de cabeça após um canto. O jogo foi eletrizante até final os açorianos ficaram mais próximos do triunfo.

Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, em declarações à SPortTV imprensa após o empate com o Santa Clara (3-3), na 2.ª jornada da Liga:

«Com a maturidade que já temos, com o que já demonstrámos, não podemos abanar ao 1.º golo que sofremos, mas a verdade é que nós tivemos uma semana dura, difícil, sabíamos que tínhamos de dar uma resposta aqui, fizemos uma 1.ª parte nesse sentido, procurando criar situações de golo, com a intenção de resolver rapidamente o jogo, porque sabíamos que ao longo do tempo, com o destaque físico e mental que tivemos [na quinta-feira, com o Zorya] nos podia causar estragos.

João Henriques, treinador do Santa Clara, em declarações na conferência de imprensa após o empate frente ao Sp. Braga, na 2.ª jornada da Liga:

«Acusámos os golos, ainda para mais com a eficácia que o Sp. Braga teve nesse período, durante os 45 minutos da 2.ª parte, e 20 mintuos da 2.ª, o que faz 75 minutos, o Santa Clara foi supeiror ao Braga, na minha opinião. A haver um vencedor, era o Santa Clara. Foi a equipa que teve mais oportunidades, foi a equipa que obrigou o guarda-redes a fazer mais defesas e apenas defrontou o 4.º classificado da época passada

Reveja aqui os momentos do jogo: