Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas, três delas acabaram por morrer, na sequência de um tiroteio, este domingo, durante uma sessão de videojogos na Florida, EUA. O suspeito, participante do torneio, foi encontrado morto no local.

Em conferência de imprensa pelas 7.15 horas locais (00.15 horas em Portugal continental), as autoridades davam conta de nove pessoas com ferimentos de bala e duas com outro tipo de ferimentos e que foram transportadas pelos próprios meios até ao hospital, todas em condições estáveis. Há três mortos, entre eles o suspeito do tiroteio.

A polícia informou que o suspeito foi encontrado morto no local e avançou não estar à procura de mais ninguém. Afirmou ainda existirem “várias testemunhas”.

O suspeito do tiroteio estava no local para participar do evento e terminou com a própria vida. As autoridades acreditam que será David Katz, um jovem de 24 anos, de Baltimore (Maryland, EUA). O FBI está a ajudar nas investigações naquela cidade.

O veículo do suspeito foi localizado e a polícia acredita que o homem terá pernoitado num local próximo de Jacksonville.

Os motivos do crime ainda estão sob investigação.

Trueboy e Spotme foram os outros dois participantes mortos e lembrados pelos colegas do torneio nas redes sociais.

O tiroteio ocorreu durante uma prova de qualificação para um torneio de Madden 19 (futebol americano), num salão de jogos, onde se encontram vários restaurantes e bares, nas margens do rio St Johns. Durante o torneio, uma transmissão em streaming captou o som dos tiros. O torneio era uma prova eliminatória e estava a ser seguido em direto através da Internet.

Segundo declarou um dos jogadores ao “Los Angeles Times”, Steven Javaruski, o atirador, era um dos participantes que estava a perder no torneio, mas a polícia não confirmou a informação.

O participante afirmou ainda no Twitter que não acredita ter sido real e que foi o “pior dia” da sua vida.

Drini Gjoka, um jogador de 19 anos que participava na prova, descreveu no Twitter o que presenciou. “É o pior dia da minha vida”, escreveu. “Sou um sortudo. A bala atingiu o meu polegar”, revelou.

Os dois finalistas deste torneio, em que estavam inscritos dezenas de participantes, iriam passar à fase seguinte: o evento principal Madden Classic, em outubro, em Las Vegas. Nesse evento, o vencedor levaria para casa 25 mil dólares (cerca de 21.500 euros).

Um dos organizadores do evento, citado pela televisão norte-americana CNN, anunciou o tiroteio em massa.

O alerta foi dado às 13.34 horas locais (18.34 horas em Portugal continental).

As autoridades informaram que várias pessoas foram encontradas escondidas em zonas fechadas e pediam para que permanecessem nesses sítios até que algum agente lá chegue para resgatá-los.