A Green Week 2018 integrará um conjunto de atividades dos mais diversos departamentos municipais e instituições de Guimarães.

Atividades da programação da Green Week 2018, em Guimarães, contempla uma visão integradora com mais de uma centena de iniciativas a decorrerem no espaço público, entre os dias 16 e 23 de setembro.

A Green Week 2018 conta com a colaboração dos diversos departamentos e empresas municipais, IPSS e associações de Guimarães, integrada ainda na Semana Europeia da Mobilidade. A Semana Europeia da Mobilidade 2018 decorre entre os dias 16 a 22 de setembro e o tema deste ano é a “Multimodalidade”, com o slogan “Combina e Move-te!” (Mix and Move!). Este tema pretende alertar para a importância da utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem, como forma de tornar o setor dos transportes mais ecológico, seguro e eficiente.

Ao longo do evento são múltiplas as atividades de educação ambiental, dinamizadas por vários parceiros, com especial destaque para o fim de semana de 21 a 23 de setembro. A Alameda de São Dâmaso transformar-se-á num palco para acolher “Mercadinho Biológico”, “Espaço Casa das Brincadeiras”, o projeto “EducaBicla”, entre outras.

Integrado ainda no programa da Green Week 2018, o coreto da Alameda recebe 13 concertos musicais ao longo de quatro dias (20, 21, 22 e 23 de setembro), dando destaque a projetos locais e alguns nomes do panorama nacional com os West Coast Man, El Señor, Mister Roland, Atlantic Percussion Group, Ruído Vário Vário ( Luca Argel, Ana Deus + Fernando Pessoa), Joana Espadinha, L MANTRA, Joana Barra Vaz, , Emmy Curl, Concerto Ana, Tio Rex e Gobi Bear.

O festival ambiental em Guimarães – Green Week – é uma iniciativa de sensibilização e consciencialização para a sustentabilidade ambiental, a qual tem como objetivo envolver e mobilizar a população para os desígnios e os planos de desenvolvimento sustentável do território de Guimarães.

As atividades desenvolvidas têm por base despertar e mobilizar a comunidade para os alertas, valores e princípios para a defesa do ambiente e que promovam o desenvolvimento sustentável, através de entretenimento, do ócio e diversas ações lúdicas, atividade física, expressão artística e cultural. Estas ações estão sempre interligadas com as mais diversas áreas, conceitos e indicadores ambientais, como a promoção da natureza e da biodiversidade, a qualidade do ar e da água, a mobilidade sustentável, a economia circular, o clima, etc.

Assim, através da música, de tertúlias, debates, ações demonstrativas, exposições, atividades pedagógicas, desporto e outras atividades de âmbito cultural e artístico, é possível sensibilizar, envolver e mobilizar a comunidade para um objetivo comum.

Programa completo em http://www.greenweek.pt/