A Comissão Municipal de Protecção Civil de Braga aprovou a criação de novas Unidades Locais de Protecção Civil nas freguesias de Arentim e Cunha, Espinho, Nogueira, Fraião e Lamaçães, Pedralva e Sobreposta, que se juntam à já criada unidade de S. Victor, aprovada no ano transacto. A medida foi anunciada após a reunião desta Comissão reuniu ordinariamente que decorreu na passada Sexta-feira.

Estas unidades, que actuarão essencialmente na prevenção e sensibilização pública, constituir-se-ão como a base da organização da Protecção Civil Municipal, tirando partido da proximidade de excelência que têm das pessoas e das instituições nos territórios onde estão inseridas.

Com a aprovação destas unidades, caberá ao Município desenvolver e promover formação aos seus elementos bem como a aquisição de equipamento de identificação e protecção individual que permita o cabal desempenho da sua missão, garantindo também uma permanente articulação com o Serviço Municipal de Protecção Civil.

Depois das reuniões extraordinárias realizadas em Agosto, a propósito da determinação do Alerta Especial da Autoridade Nacional de Protecção Civil de nível vermelho, a Comissão Municipal de Protecção Civil aprovou, por unanimidade, o novo Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Braga, que integra agora a área de intervenção veterinária.

O Plano – que se encontra em operacionalidade -, foi, ainda, alvo de alguns melhoramentos e simplificação de conteúdos, de modo a ser mais simples a sua consulta e execução em situações de acidente grave ou catástrofe.

O Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Braga é um documento formal que define o modo de actuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de protecção civil a nível municipal.

O documento, que se encontrava em revisão, após consulta pública e agora com o parecer da Comissão Municipal de Protecção Civil, será enviado à Comissão Nacional de Protecção Civil para a necessária homologação.