A AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga concluiu com êxito a auditoria de renovação da certificação do seu sistema de Gestão da Qualidade e a manutenção dos seus sistemas de Ambiente e de Segurança e Saúde no Trabalho.

Onze anos depois de ter iniciado o processo de implementação de um SIG-Sistema Integrado de Gestão, baseado nos normativos ISO 9001, ISO14001, e OHSAS 18001, a empresa não só demostrou que este se encontra eficazmente implementado, como renovou a certificação nas três áreas novamente sem o registo de qualquer ‘não conformidade’.
O Município de Braga e a AGERE congratulam-se com o resultado da auditoria realizada pelo organismo certificador AENOR que realçou “o envolvimento de todos os colaboradores na melhoria do desempenho e da sustentabilidade da Organização”, e o empenho da liderança evidenciado pela “participação da Administração e da Direção Geral nas actividades do Sistema de Gestão Integrado”.

A atribuição do prémio APDA “Tubos de Ouro 2017” relativo à redução de perdas de água, o esforço da organização na redução de afluência indevidas à rede de águas residuais e as diversas iniciativas que visam aproximar a realidade da empresa à investigação de vanguarda, foram aspectos destacados como pontos fortes da actividade da AGERE no último ano.
Os auditores destacaram ainda os resultados obtidos pela empresa no domínio da optimização dos recursos, salientando com particular ênfase, a renovação do parque de viaturas, que permitirá uma diminuição significativa das emissões de CO2 e a optimização do processo de gestão de energia, com impactes muito positivos em termos ambientais.
Foi igualmente evidenciado o foco da AGERE na satisfação do Cliente e na aposta da excelência dos serviços, o que se traduziu no facto de a água fornecida pela AGERE se encontrar “entre as mais baratas do país e entre as que tem mais qualidade”. Neste mesmo âmbito foi ainda destacada a atribuição à AGERE, por parte da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, do “selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”.
No capítulo da Saúde e Segurança dos Colaboradores, foi realçada a adjudicação da avaliação de riscos nos postos de trabalho a empresa externa e a afectação a 100% de mais um técnico de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, o que demonstra a “valorização da integração da actividade preventiva” da AGERE nesta área.