O Município de Braga acaba de reforçar o número de assistentes operacionais nas escolas do Concelho com a contratação de mais 30 colaboradores. Os novos assistentes operacionais fazem agora parte de um conjunto de 64 profissionais recrutados nos últimos meses pela Autarquia com o objectivo de melhorar o serviço prestado à comunidade educativa Bracarense.
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, “os assistentes operacionais são uma estrutura de apoio imprescindível para o bom funcionamento das escolas, desempenhado também um papel fulcral na formação das nossas crianças e jovens”.
“Queremos ter as nossas escolas dotadas de recursos humanos dedicados, com capacidade de responder às exigências actuais, acompanhando as crianças e toda a comunidade educativa”, referiu Ricardo Rio na cerimónia de assinatura dos contratos realizada na última semana no Salão Nobre dos Paços do Concelho e que contou com a presença da Vereadora da Educação, Lídia Dias.
O procedimento concursal para admissão dos novos assistentes operacionais contou com um total de 722 candidatos, culminando com o recrutamento de 64 pessoas (55 mulheres e 9 homens). Do universo dos recrutados, 47 possuem experiência prévia de trabalho em ambiente escolar (a maioria por contratos a termo certo ou contratos emprego-inserção), sendo que as restantes não possuíam essa experiência.
As habilitações académicas dos recrutados variam entre a escolaridade obrigatória e a licenciatura ou mestrado. De referir ainda que, no cumprimento das regras definidas pelo Decreto Lei nº 29/2001, de 03.02, foram integradas três pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.