Mariana Machado convocada para o Europeu de Corta-Mato

A atleta bracarense Mariana Machado está na convocatória para o Campeonato da Europa de Corta-Mato, a realizar na Holanda, em dezembro, anunciou a Federação Portuguesa de Atletismo.

A jovem atleta é, até ao momento, a única selecionada no escalão junior para competir neste evento. Segundo a Federação Portuguesa de Atletismo, para além de Mariana, estão já convocados Catarina Ribeiro, Inês Monteiro, Jéssica Augusto, Salomé Rocha, Sara Moreira e Marta Pen, todas no escalão senior.

Mariana Machado conquistou recentemente o quarto lugar no Campeonato do Mundo de Atletismo, o que levou a que várias figuras da sociedade bracarense deixassem rasgados elogios à atleta natural de Celeirós. Bateu também o recorde que estava na posse de Fernanda Ribeiro há mais de 30 anos.

O feito, alcançado em Tampere, na Finlândia, foi elogiado pela vereadora do Desporto da Câmara de Braga e pelo clube que representa, o SC Braga.

Sameiro Araújo, também ela antiga atleta, deixou os parabéns à filha de Albertina Machado, ressalvando a caixa alta “ORGULHO” pela carreira que tem feito a atleta de Celeirós.

A vereadora realça que aquela foi uma “grande conquista” para quem faz o seu primeiro ano de junior.

“É o início de algo que se avizinha muito bonito”, reforçou na altura Sameiro Araújo, classificando Mariana como uma atleta “extraordinária, com classe, segurança, paixão, alegria, determinação e muita, muita garra”.

Também António Salvador, presidente do SC Braga, passou para o papel o “orgulho” na jovem promessa do atletismo, assinando contrato até 2021 em julho último.

“Nós somos uma potência formadora e não só no futebol. Assinar este contrato com a Mariana enche-me de orgulho porque não são atletas que nós fomos buscar aqui ou ali. Não, são atletas da casa, são Gverreiras de Ouro, são do SC Braga. E se o SC Braga é um clube de topo, não deixará sair os seus atletas de topo”, disse Salvador na altura.

Mariana Machado, ao assinar contrato, manifestou-se feliz. “O SC Braga é o clube em que eu iniciei a prática do atletismo e continuar a representar o clube da minha formação é sem dúvida muito especial e gratificante. Este contrato significa que o SC Braga me está a dar o devido valor e isso ainda me dá mais motivação para continuar a trabalhar e alcançar resultados ainda melhores”, disse.

Mariana Machado, de 17 anos, representa o SC Braga e é filha da conhecida antiga atleta natural de Celeirós, Albertina Machado, glória do clube bracarense várias vezes campeã europeia de longas distâncias que representou Portugal em três edições dos Jogos Olímpicos.