Depois de no mês de Março ter reunido em Braga, o Fórum de Desenvolvimento Económico da EUROCITIES, rede das mais importantes cidades europeias, reuniu-se em Grenoble, a metrópole francesa dos Alpes, com o tema central: “Internacionalização das cidades e atractividade económica”. Os mais de 100 participantes, entre técnicos municipais e políticos de 45 cidades de 20 países europeus, participaram em reuniões dos grupos de trabalho, visitas de estudo a empresas e instituições, debates e conferências com responsáveis de organizações europeias.

Foi durante a realização deste encontro que a Cidade de Braga foi eleita para coordenar, nos próximos 2 anos, o grupo de trabalho sobre “Empreendedorismo e PME`s” com a sub-coordenação da Cidade de Barcelona, sucedendo assim a Gotemburgo e Lisboa, respectivamente. Nos próximos dois anos o Fórum de Desenvolvimento Económico será liderado por Nantes e Helsínquia que sucedem a Viena e Nantes, respectivamente.

“Este é mais um reconhecimento do valor e empenho de Braga na EUROCITIES. É bom que os nossos pares, de outras importantes cidades europeias, reconheçam Braga como um território de referência e onde o Município tem demonstrado a sua iniciativa e capacidade. Fomos eleitos para realizar o anterior Fórum na Primavera, tendo recebido diversos elogios pelo conteúdo e excelente organização, e o facto de agora nos confiarem a coordenação de um grupo de trabalho é um fantástico sinal”, afirma António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal, que acompanhado de Ana Ferreira, directora da InvestBraga, representaram Braga em Grenoble.

“Estamos certos do trabalho que nos aguarda mas também convictos da nossa capacidade de coordenação, agregação e assertividade para elevar o debate e procurar as melhores soluções para os problemas que vão surgindo. A troca de experiências e a definição de estratégias serão o foco da nossa dinâmica”, refere António Barroso.

O Fórum de Desenvolvimento Económico tem quatro grupos de trabalho para temas mais específicos: “Inovação” – coordenado por Helsínquia e Espoo; “City branding e relações económicas internacionais” – coordenado por Barcelona, Génova e Ghent; “Investimentos de longo prazo” – coordenado por Viena, Varsóvia e Gotemburgo e “Empreendedorismo e PME`s” que será agora coordenado por Braga e Barcelona.

Do plano de acção apresentado no grupo de trabalho “Empreendedorismo e PME`s” para os próximos 2 anos, serão analisados, trabalhados, debatidos e preparados documentos para influenciar as políticas europeias para apoiar as cidades em assuntos como: atracção e retenção de talento; empreendedorismo social; empreendedorismo inclusivo; economia circular; incentivos locais e regionais; empreendedorismo feminino; redes de desenvolvimento locais e regionais; redes 5G; economia nocturna; novas formas de financiamento às PME`s e fortalecimento, interligação e divulgação das PME´s de cada cidade.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal e da InvestBraga, também manifesta a sua satisfação por esta responsabilidade que a cidade assume. “Braga definitivamente afirma-se no exterior com várias iniciativas que estamos a desenvolver e esta coordenação no seio da EUROCITIES é o reconhecimento pela nossa presença activa, responsável e diligente nesta organização que congrega as mais importantes cidades europeias e que é um importante centro de influência das políticas europeias. Esta é a demonstração inequívoca que está a ser bem desenvolvida a nossa estratégia de promoção deste dinâmico e activo Concelho onde o ecossistema empreendedor e empresarial fortalecido pelo conhecimento produzido pelos centros de saber como as Universidades e o INL são elementos chave do nosso progresso”, refere.

A EUROCITIES foi fundada em 1986 por seis grandes cidades: Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão, e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias.

Esta rede integra seis fóruns temáticos, um leque de grupos de trabalho, projectos, actividades e eventos e oferece aos seus membros uma plataforma de partilha de conhecimentos e troca de ideias. Funciona ainda como membro fundamental junto das instituições europeias na defesa dos interesses das grandes cidades e partilha posições de destaque em diversos projectos financiados pela União Europeia para as cidades. A EUROCITIES é também uma plataforma que serve como rede de partilha de parceiros para diversos projectos com financiamento de fundos europeus.