O Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Dr. Pimenta Marinho, presidiu, durante a tarde de ontem, à cerimónia de Lançamento da 1ª Pedra da obra de requalificação do edifício da antiga escola primária da freguesia da Portela do Vade.

O evento, que contou com a presença do Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, assinalou o arranque das obras que irão transformar o edifício numa extensão de Centro de Saúde, que já ali funcionava, mas não reunia as condições necessárias para bom funcionamento.

A empreitada foi adjudicada por um valor próximo dos 300 mil euros e deverá ser executada em cerca de seis meses, estando prevista a sua conclusão em meados de março de 2019.

Segundo António Nogueira, um dos arquitetos responsáveis pela elaboração do projeto, o edifício manterá a antiga fachada e contemplará, sobretudo, melhoramentos nas acessibilidades exteriores e no conforto térmico, além da construção de um átrio de acolhimento e uma sala de espera, entre várias outras intervenções.

Na perspetiva do Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, «o investimento previsto para esta obra nunca é demais, considerando que estamos a trabalhar para as pessoas, para as novas gerações e para o futuro do concelho».

«Fechar este “dossier” de saúde familiar no concelho de Vila Verde, com edifícios requalificados e a trabalhar com bons profissionais é um dos principais objetivos do executivo municipal. Neste momento fica a faltar a requalificação do Centro de Saúde de Pico de Regalados e Cervães, que também irá acontecer », referiu o autarca

O Engenheiro Carlos Cação, Presidente da Junta da União de Freguesias do Vade, mostrou-se muito satisfeito com o início da requalificação desta extensão de saúde, obra há muito desejada pela população. «Com o investimento da Câmara Municipal vamos, finalmente, passar a ter boas condições de trabalho. Temos uma confiança redobrada na ARS Norte e, quando estamos juntos, a rumar no mesmo sentido, torna-se mais fácil ultrapassar as difuldades.»

«Esta será a nova casa para a saúde das pessoas desta zona norte do concelho de Vila Verde. Como autarca, não podia estar mais satisfeito por poder comprovar que a saúde é, de facto, uma prioridade», afirmou

O Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Dr. Pimenta Marinho, confidenciou à audiência, ter trabalhado neste Centro de Saúde, em meados de 1985, onde já nessa altura «necessitava de algumas intervenções».

Pimenta Marinho elogiou o Município de Vila Verde, referindo que «apesar das adversidades, sempre conseguiu captar bons profissionais de saúde».

«A Câmara de Vila Verde percebeu que existiam, de facto, necessidades urgentes, e assumiu este compromisso», concluiu

Enquanto decorrem os trabalhos, os utentes estão a ser atendidos no centro de saúde de Vila Verde. A Junta e a Câmara disponibilizam transporte gratuito aos utentes que dele necessitem.

A Câmara Municipal de Vila Verde está, assim, a dar mais um impulso significativo no sentido do reaproveitamento e revalorização de um espaço com elevadas potencialidades e com necessidades urgentes ao nível da saúde.

Esta simbólica cerimónia contou com as atuações do Rancho das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega e do Grupo Amigos do Povo (Vade), além da leitura de poemas por parte de duas alunas da EB1 de Atães.

Associaram-se também a este ato, o Vereador do Pelouro da Saúde e a Vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. Patrício Araújo e Drª Júlia Fernandes, respetivamente, o Diretor do ACES Cávado II – Gerês Cabreira, Dr. Nuno Oliveira, o Diretor Clínico do ACES Cávado II – Gerês Cabreira, Dr. Raúl Borges, o Presidente da Junta de Freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar, João Fernandes, entre muitos outros convidados e populares.