Já depois do jogo da Liga dos Campeões, houve confrontos entre adeptos num hotel junto ao Estádio da Luz. A linguagem nos vídeos pode ser considerada ofensiva.
Um grupo de adeptos encapuzados, tidos como casuals ligados ao Benfica, causou distúrbios num hotel de Lisboa onde estavam adeptos holandeses do Ajax, após o jogo da Liga dos Campeões em futebol que terminou 1-1, na noite de quarta-feira.
“Temos a indicação de que um grupo de adeptos do Benfica viu adeptos holandeses num hotel, nas imediações do estádio da Luz, e causou distúrbios, obrigando o grupo alegadamente afeto ao Ajax a refugiar-se no interior”, afirmou à Lusa fonte da PSP, frisando que “não se pode falar em confrontos diretos entre adeptos de ambos os clubes”.
Segundo a mesma fonte, os adeptos causaram danos na zona do restaurante e esplanada da unidade hoteleira, com um adepto holandês a ser transportado ao hospital de Santa Maria com ferimentos ligeiros na cabeça. “Foi transportado ao hospital mais por precaução”, explicou a fonte policial.
O jornal holandês “De Telegraaf” revela que cerca de “cem adeptos do Ajax” foram surpreendidos por “adeptos encapuzados” que lançaram “garrafas de cerveja e pedras” contra os holandeses no terraço onde estes estavam instalados,
Um jornalista holandês daquela publicação partilhou no Instagram um vídeo do ataque dos adeptos ao hotel:
A PSP conseguiu intercetar sete pessoas que foram identificadas, mas nenhuma ficou detida, uma vez que não houve flagrante delito.
“Foram identificadas sete pessoas, mas temos a indicação que o grupo seria mais numeroso. Vamos analisar as imagens do sistema de vigilância do hotel e o processo vai seguir os trâmites normais”, concluiu fonte da polícia.
Recorde-se que a presença dos adeptos do Ajax em Lisboa começou por ser conturbada ainda antes da partida. A PSP montou uma caixa de segurança para controlar um grupo de cerca de 200 indivíduos que “foi detetado na zona de Telheiras, a andar de forma desordenada pelas ruas”, disse fonte da polícia ao DN.
Já durante o jogo, na primeira parte, adeptos holandeses começaram a atirar cadeiras aos agentes da PSP. Oito polícias ficaram feridos e foram assistidos na enfermaria do estádio e dois adeptos holandeses foram transportados ao hospital de Santa Maria, igualmente feridos, devido à resposta policial.