A Autoridade Tributária (AT) estima que cerca de um milhão de portugueses terão de pagar IRS este ano, o que corresponde a mais 2,8 mil milhões de euros para os cofres do Estado.

Os contribuintes estão a ser notificados do imposto a pagar, mas, quem não queira ou possa fazer até à data limite de 31 de agosto, pode pedir pagamento em prestações mensais até 15 de setembro.

Para pagar o IRS em prestações, é necessário fazer um requerimento à AT. O pedido pode ser feito online, no Portal das Finanças, ou presencialmente, nas repartições de finanças.

Para fazer o pedido online, é necessário entrar no Portal das Finanças, ir à secção “Pagamentos” e clicar em “Pagamento em Prestações”. Depois, é necessário selecionar o IRS a pagar e o número de prestações em que pretende pagar.

Para fazer o pedido presencialmente, é necessário dirigir-se à repartição de finanças onde está recenseado e entregar o formulário de pedido de pagamento em prestações.

O número de prestações em que pode pagar o IRS é limitado a 12. O valor de cada prestação não pode ser inferior a 50 euros.

Se o IRS a pagar for superior a 5.000 euros, é necessário apresentar uma garantia à AT. A garantia pode ser um depósito bancário, um penhor ou uma caução.

A AT pode recusar o pagamento em prestações se o contribuinte tiver dívidas fiscais em atraso.

O prazo para pedir pagamento em prestações é 15 de setembro. Depois dessa data, o imposto terá de ser pago integralmente.