Ricardo Rio participou, em Madrid, no lançamento para a Península Ibérica de uma nova plataforma digital da “Welever”, dedicada exclusivamente ao cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por parte dos cidadãos, das empresas, das universidades e dos governos locais.
O Presidente da Câmara Municipal de Braga foi convidado a participar num painel sobre o envolvimento dos cidadãos nas decisões e nas políticas das Cidades, onde participaram também a presidente da Câmara de Santander, Gema Igual, o presidente de Sevilha, Juan Espadas, a presidente do Ciudadanos de Madrid, Begoña Villacís e o Chefe de Gabinete da presidente de Madrid, Luis Cueto. O painel foi moderado pelo CEO da Welever, José Almansa.
Nesta intervenção, Ricardo Rio realçou o papel que os cidadãos já possuem em Braga, destacando os diferentes orçamentos participativos que já fazem parte da vida pública Bracarense e também a importância que “novas ferramentas digitais, como o Braga Resolve, podem significar para a resolução dos problemas das pessoas, funcionando estas como importantes auxílios dos poderes públicos”.
Durante a sessão, que teve lugar na Real Fábrica de Tapices, de Madrid, o autarca realçou ainda que Braga está empenhada em “contribuir cada vez mais para concretizar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e que está a preparar um projecto que possa ajudar o Município e os cidadãos também a monitorizar de perto esta realidade”. Durante a intervenção, Ricardo Rio destacou ainda que Braga será o primeiro Município português a utilizar a plataforma digital da Welever, e espera que “ao lado de cidades um pouco por todo o mundo, como Miami, Cidade do México, Gotemburgo ou Madrid, Braga possa também contribuir para tornar este mundo mais sustentável e com melhor qualidade de vida”.
O objectivo da Welever é oferecer uma plataforma digital para os cidadãos se envolverem activamente no cumprimento dos ODS estabelecidos pelas Nações Unidas e que estão cada vez mais presentes nas políticas públicas em todo o mundo. A Welever é um movimento global que está já a trabalhar em países como os Estados Unidos, México, Brasil ou Reino Unido, e que pretende “dar poder” às pessoas para propor e activar respostas sociais, proporcionado mudanças a nível global.
Esta é uma solução digital para criar, gerir e analisar respostas sociais aos problemas que a humanidade enfrente, permitindo às empresas, autarquias, universidades e ONG’s definir um plano de voluntariado, envolver as pessoas, medir e reportar o impacto destas acções de acordo com os ODS, mostrando automaticamente o impacto social.