O primeiro filme de animação protagonizado pelo rato mais famoso do mundo chegou às salas de cinema a 18 de novembro de 1928. Noventa anos e muitos milhões depois, o Mickey é um ícone da cultura pop

Há 90 anos, nascia a personagem de animação com mais sucesso em todo o mundo, o Mickey. Podia ter sido uma vaca? Podia, mas Walt Disney e Ub Iwerks, os seus criadores, quiseram que o ícone do estúdio de animação fosse um rato. Em 1928, chegou mudo e a preto e branco. Foi sofrendo transformações e vendo nascer o seu próprio grupo de amigos. Nove décadas e muitos milhões depois, o rato mais famoso do mundo já não é só uma personagem infantil, é um ícone cultural e um símbolo do capitalismo norte-americano.

Afinal, quando é que vimos o Mickey pela primeira vez?

“Parece que foi ontem” não será a melhor expressão para recordar a estreia de Mickey, no dia 18 de novembro de 1928. Produzida pela Walt Disney na primavera desse ano, a personagem animada fez a sua primeira aparição no filme Steamboat Willie, uma curta-metragem de animação com menos de oito minutos, realizada por Ub Iwerks (que teve de trabalhar em segredo, pois ainda tinha contrato com a Universal) e pelo próprio Walt Disney. Mais do que a estreia oficial de Mickey e da sua namorada, Minnie, o filme foi também a primeira animação com som sincronizado produzida pelos estúdios.

Mas a história do Mickey começa meses antes. Embora tenha chegado ao grande público através do filme de novembro de 1928 — para todos os efeitos, a sua estreia oficial — o famoso rato já tinha protagonizado uma outra curta-metragem, em maio desse mesmo ano. Plane Crazy era um filme de animação mudo com seis minutos e também já trazia Minnie no papel de coprotagonista. Fita chegou a ser apresentada em sala, mas acabou por não despertar o interesse de nenhum distribuidor. Walt Disney terá canalizado a sua frustração na produção de uma segunda curta-metragem, The Gallopin’ Gaucho. Também mudo, o filme foi finalizado em agosto de 1928. Não conseguiu distribuidor, acabando por ser relançado numa versão sonorizada, já depois de Steamboat Willie. O mesmo aconteceu com Plane Crazy, que em março de 1929, chegou ao grande ecrã já com som. Em todos eles, Walt Disney deu voz a ambas as personagens.