O Sp. Braga venceu esta sexta-feira no reduto do Nacional, por 3-0, em partida da 18ª jornada da I Liga.

Na Madeira, o marcador só foi inaugurado à passagem do minuto 61, por intermédio de Ricardo Horta. Aos 73′, Murilo marcou à antiga equipa e ampliou a vantagem arsenalista, com Paulinho a fechar as contas, aos 86′.

Custou até entrar o primeiro. Mas foi preciso acelerar. Depois de uma primeira parte algo equilibrada, o Sp. Braga construiu esta sexta-feira um triunfo justo com três golos sem resposta ante o Nacional, e anotados numa etapa complementar que correu de feição aos minhotos, e que acabou por expor muitas fragilidades por parte dos madeirenses.

O Nacional bateu-se bem nos primeiros 45 minutos e até dispôs da melhor oportunidade de golo, mas na segunda parte só viu praticamente o Sp. Braga a jogar, e com a rapidez e clarividência que não conseguiu colocar em campo na etapa inicial.     

Com este resultado, o Braga passou a somar 40 pontos e assumiu provisoriamente o segundo lugar da tabela, ficando à espera do resultado do Benfica em Guimarães. As águias têm 38 pontos.

Declarações do treinador do Sp. Braga, Abel Ferreira, na conferência de imprensa após a vitória frente ao Nacional (3-0), em jogo da 18.ª jornada da Liga:

«O Sp. Braga entrou muito bem no jogo. Marcou um golo, mas infelizmente estava em fora de jogo. Depois é normal, o jogo equilibrou, ficou muito repartido, mas nós continuámos, sempre que tivemos bola, a colocar intensidade no jogo. Tentámos criar oportunidades e elas foram surgindo, não de forma contundente, mas a espaços. Depois, na segunda parte, e com calma, pois sabíamos que o Nacional também gosta de ter bola, também gosta de arriscar, joga para ganhar, mas a verdade é que nós fomos sábios, fomos capazes de criar oportunidades. Fizemos cinco golos [Sp. Braga teve mais um golo anulado na segunda parte], apenas três contaram, e bem.»

Declarações do treinador do Nacional, Costinha, na conferência de imprensa após a derrota frente ao Sp. Braga(3-0), em jogo da 18.ª jornada da Liga:

«Não jogámos bem. Há uma grande responsabilidade nisso na equipa do Sp. Braga, que tem uma belíssima equipa, com muito bons jogadores, e não só os que são titulares mais vezes. Tem um plantel [forte] e demonstrou-o hoje aqui. Tem soluções com muita qualidade.»

«Nós hoje não conseguimos ser a equipa que pretendíamos. Entrámos um bocadinho ansiosos e nervosos e nos primeiros minutos o Sp. Braga teve ascendente. Depois equilibrámos, mas sem nunca deixar a equipa do Sp. Braga desconfortável e depois o primeiro golo de bola parada desbloqueia o jogo e na tentativa de também chegar ao golo do empate, acabámos por levar um segundo golo também de bola parada. A partir daí, o Sp. Braga geriu o jogo da forma como gosta e como lhe convinha. Acaba por ser um triunfo justo numa má exibição da minha equipa.»

Murilo 

Murilo Santos antigo avançado do Nacional marcou o e pediu desculpa aos adeptos.
Avançado marcou à antiga equipa e aumentou para 2-0 a vantagem arsenalista.
O avançado Bracarense foi eleito o melhor jogador da partida e em declarações à SPORTTV referiu que a sua equipa foi um justo vencedor pelo que fez na segunda parte

Veja aqui os melhores momentos da partida