Três dias depois do triunfo com que afastou o Vitória da Taça de Portugal, o Benfica venceu a segunda batalha em Guimarães.

De novo pela margem mínima. Se na terça-feira valeu João Félix, hoje, foi um golo de Seferovic a fazer a diferença.

Lage oscilou, mas não caiu e seguiu com a firmeza possível para o quarto triunfo consecutivo desde que substituiu Rui Vitória no comando técnico do Benfica.

O técnico dos encarnados fez cinco alterações em relação ao jogo de terça-feira. Além de encontrar substitutos para o castigado Rúben Dias e para o lesionado Fejsa, surpreendeu sobretudo ao incluir Castillo no lugar de Seferovic, na parelha de ataque com João Félix.

Luís Castro fez apenas três alterações e prescindiu da qualidade técnica de Mattheus para impor um meio-campo de combate, com Wakaso e Joseph à frente da dupla de centrais Osorio e Pedro Henrique – em excelente plano, uma vez mais.

O Vitória entrou pressionante, colocando o Benfica em dificuldades nos primeiros minutos. O objetivo de Luís Castro parecia claro: nunca perder o controlo do meio-campo.

Declarações de Luís Castro, treinador do V. Guimarães, na conferência de imprensa após a derrota frente ao Benfica (0-1), em jogo da 18.ª jornada da Liga:

«[Os últimos sete jogos do Vitória decidiram-se apenas por um golo] Falta de golos tem que ver com o que viram aqui neste jogo. Eficácia de quem defende e falta de eficácia de quem ataca. Estou preocupado com a situação. Não o posso esconder. Estaria mais preocupado se a equipa não produzisse jogo ofensivo. Conseguimos fazer tudo, mesmo em cima dos candidatos ao título. É uma questão de ansiedade? Talvez o seja. Quando as coisas dão certo a partir de determinado momento, é mais fácil conseguir fazer golos. Quem joga como nós jogámos e tem os processos bem definidos, acabará por conseguir. Nós englobamos toda a equipa no momento ofensivo. Tal como no momento defensivo. Somos uma equipa boa. Há que continuar a trabalhar para lutar pelo acesso à Liga Europa.»

Declarações de Bruno Lage, treinador do Benfica, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (0-1) sobre o V. Guimarães, em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga:

«Sabíamos que ai ser um jogo diferente, principalmente pela segunda parte do outro jogo esperávamos um Vitória mais pressionante e a estratégia foi essa, independentemente da pressão, jogar por trás, tentar jogar entre linhas e pelos corredores. A pressão alta podia ser uma evidência, o controlo do jogo podia ser maior. Preferíamos atacar com segurança pelos corredores laterais. Na primeira parte a nossa prestação foi em crescendo. A segunda parte foi mais dividida, temos de olhar para os jogos com espírito de conquista, foi assim que colocámos três jogadores na frente. O Guimarães está por cima no jogo, mas é nesse período da entrada do rafa e do Seferovic que chegamos à vantagem. Ficamos satisfeitos pela exibição, pelo trabalho de toda a gente e pelos três pontos».

Veja aqui os melhores momentos do jogo desta noite