Gordon Banks, unanimemente reconhecido como um dos melhores guarda-redes da história do futebol mundial, morreu aos 81 anos. O anúncio formal foi realizado esta terça-feira, pela sua família.

“É com grande tristeza que anunciamos que o Gordon faleceu em paz durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas temos muitas memórias felizes e não poderíamos estar mais orgulhosos dele”, pode ler-se no comunicado, citado pela estação televisiva britânica BBC.

Gordon Banks foi eleito melhor guarda-redes do mundo pela FIFA em seis ocasiões distintas. O ponto mais alto da carreira surgiu em 1966, quando guardou a baliza durante aquele que continua a ser o único Campeonato do Mundo alguma vez conquistado pela seleção inglesa.

Nascido a 30 de dezembro de 1937, em Sheffield, o guardião deu os primeiros passos no futebol ao serviço do Chesterfield, antes de se transferir para o Leicester City, onde atuaria ao longo de oito temporadas.

Seguiram-se, então, passagens por Stoke City, Cleveland Stokers, Hellenic, Fort Lauderdale Strikers e, por fim, St. Patrick, o último clube da sua carreira, pelo qual se retirou em 1973. Pelo meio, contabilizou 73 presenças na seleção inglesa.