A Estufa do Parque da Ponte tem patente ao público até 28 de Abril a exposição de fotografia ‘Ofícios e Profissões’, elaborada a partir do Arquivo Photo Aliança.

“Ofícios e profissões” é uma exposição sobre o ensino para o trabalho, masculino e feminino, numa perspectiva de integração numa cadeia social e hierárquica, rigidamente pré definida, e com vista à reprodução do papel da mulher no sistema de valores próprios da época.

As fotografias expostas permitem um reencontro com aspectos do nosso passado colectivo relativamente recente, exibindo instituições de ensino, religiosas e seculares, privadas e públicas que, durante décadas do século XX, constituíram suporte significativo da educação formal e também informal da Cidade de Braga.

Estabelecimentos de ensino como o Colégio Dublin, o Colégio Mariano de Deus, a Obra das Mães, as Oficinas de São José e o Seminário das Missões, contribuíram para o preparar de um sem número de infantes e jovens para a vida adulta, ensinando-lhes labores e profissões que lhes viriam a garantir a subsistência e integração na estrutura produtiva e social do tempo.

No conjunto de imagens patente é possível testemunhar alguns dos ofícios em que os jovens rapazes se especializavam como: sapateiro, alfaiate, tipógrafo, carpinteiro, cozinheiro entre outros. Vemos as jovens mulheres aprendendo a lavar a roupa, a dominar as diferentes dimensões da cozinha e instruírem-se nos labores dos tecidos.

Este conjunto de fotografia documental remete-nos para uma época em que realidade social, económica e produtiva do nosso país revelava fragilidades, existindo na altura diversas instituições sociais de carácter caritativo, umas implementadas pelo regime do Estado Novo, outras de natureza particular, tendo como objecto do projecto educacional a integração dos jovens no sistema de divisão de trabalho e da hierarquia social na altura vigentes.

Esta exposição de fotografia foi já exibida no ano de 2009 no Museu da Imagem.

A entrada é livre.

Para visitas guiadas deverá ser feita inscrição em: inscricoes.cultura@cm-braga.pt