Vieira do Minho aprova Plano Operacional Municipal contra incêndios

O Município de Vieira do Minho aprovou o Plano Operacional Municipal no âmbito do Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) para este ano.
O plano elaborado pelo Gabinete Técnico Florestal visa, essencialmente, a recolha e levantamento da máxima informação disponível, no que diz respeito aos meios envolvidos diretamente na Defesa da Floresta Contra Incêndios.
O Plano Operacional Municipal define, ainda, a estratégia de prevenção e combate dos incêndios florestais e regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais.
A reunião teve ainda como objetivo a Emissão de pareceres sobre a pretensão de construção de novos edifícios fora das áreas edificadas consolidadas, em áreas classificadas na cartografia de perigosidade de incêndio rural definida em PMDFCI como média, baixa e muito baixa, conforme disposto na alínea c) do n-º 4do artigo 16.º do Dec-Lei n.º 124/2006, de 28/06 com a redação introduzida pelaLei n.º 76/2017, de 17/08, e as alterações constantes do Dec-Lei n.º 14/2019,de 21/01.

O momento serviu, ainda para aprovar o Plano de Fogo Controlado para o concelho de Vieira do Minho para o corrente ano.

A reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios decorreu ontem à tarde, foi conduzida pelo presidente do Município, António Cardoso, e contou com a presença das seguintes entidades: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte;  Autoridade Nacional para a Proteção; Juntas de Freguesias; GNR;Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; Bombeiros Voluntários;Associação para o Ordenadamente da Serra da Cabreira e Associação de Silvicultores do Vale do Ave.