Incêndio em Guimarães atingiu a Citânia de Briteiros e consumiu sete hectares de área florestal

O incêndio que deflagrou na noite desta segunda-feira e prolongou-se durante a madrugada de terça-feira foi extinto no início da manhã. O fogo terá consumido cerca de sete hectares de área florestal e atingiu a parte histórica da Citânia de Briteiros, em Guimarães.

Cerca de 50 operacionais estiveram no terreno para controlar o fogo, que chegou a ter três frentes ativas e tornou-se difícil de combater por causa do vento.

O incêndio deflagrou nas freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim mas rapidamente se descontrolou e propagou-se à Citânia de Briteiros.

A operação de combate às chamas prolongou-se até às 07:00 e envolveu um total de 55 operacionais apoiados por 14 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, Braga, Póvoa de Lanhoso e Famalicenses.

O “acentuado aumento da intensidade do vento” e as temperaturas altas pouco habitauis nesta época levaram a ANPC a emitir nesta segunda-feira, 25 de março de 2019, um aviso à população sobre o perigo de incêndio rural.

A ANPC avisa que o cenário meteorológico “traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio entre segunda e quarta-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios em todo o território continental”, com níveis de risco “Elevado” e “muito Elevado”.