Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, espera que a equipa dê esta segunda-feira, na receção ao Santa Clara, sequência ao triunfo alcançado na última quinta-feira. O central Paulo Oliveira, que falhou o duelo da Liga Europa, está recuperado e pode ser opção.

Seguir o mesmo registo
“Costumo dizer aos meus jogadores que, depois de um jogo da Liga Europa, temos de virar a página e virar o capítulo. Mas hoje disse-lhes que não era não é para virar a página, mas sim continuar, dar continuidade ao que de muito bom se fez no último jogo em termos de entrega, qualidade, compromisso. Essa é a nossa grande aposta: dar continuidade. Tivemos 120 minutos no último jogo, mas cumpre-nos arranjar soluções e não desculpas, tentar os três pontos de alma e coração, contra um adversário que que, em termos de jogo, é uma das melhores equipas. Temos de estar no nosso máximo para conseguir uma vitória.”

Santa Clara foi goleado em Braga esta época…
“É uma equipa que tem bons executantes, ideia de jogo consolidada e que tem jogadores em que a bola pára no pé, a começar no guarda-redes, o Marco, que é bom a construir. É esse Santa Clara que esperamos, a construir a partir de trás e sabemos que, além destes, tem outros pontos fortes. É um jogo de estratégia e vamos tentar explorar as fragilidades da sua organização defensiva.”

Presidente pediu continuidade. Esse é o desafio?
“Sim, é qualquer coisa que estamos a trabalhar, mas é normal, num processo de construção, ter uma oscilação de resultados.”

Equipa mais rematadora da Liga Europa
“Hoje, olhar para uma estatística da Liga Europa e ver que o Sp. Braga é a equipa mais rematadora na competição é absolutamente fantástico. Estou muito orgulhoso. Além disso, estamos a um jogo de igualar o nosso melhor registo sem sofrer golos. Esse é um dado positivo, importante.”

Abel Ruiz e a falta de confiança
“É um processo natural. Tem 22 anos, não deixa de ser um miúdo. As pessoas têm sentimentos, expetativas, é natural que durante a época percam a confiança e cumpre-nos a nós não deixar cair ninguém e é isso que temos feito. Considero-o um titular, o que não quer dizer que jogue todos os jogos, mas uma ou outra vez temos de perceber que estamos a lidar com um jogador em fase de maturação e tem as próprias oscilações. Estamos a fazer tudo para o puxar para cima.”

Responsabilidade de Iuri e Ricardo Horta
“São jogadores com responsabilidade. E nesta altura têm de se assumir ainda mais, dar o seu melhor e dar continuidade, serem a representação da regularidade da equipa. São importantes, com características completamente diferentes. Na brincadeira, dizia no treino que o Ricardo Horta era o jogador mais velho a treinar e disse-lhe que era um veterano. Ele até recordou que tinha cortado a barba para parecer mais novo… Como digo, é natural esta oscilação e um bocadinho de inexperiência ali e acolá custou-nos pontos e, com o passar do tempo, os jogadores erram menos. A nossa equipa está a ficar cada vez mais madura. A vinda do Carmo e o crescimento do Bita podem fazer melhorar a equipa.”

Monaco
“Sei tudo sobre o Santa Clara e o meu foco era esse na altura do sorteio. Pouco olhei para o Monaco. Equipa boa, não tenho um conhecimento aprofundado, mas na antevisão desse jogo saberei o mais que puder sobre o Mónaco. Nessa fase, acho que é 50/50 para todas as equipas e todas podem acreditar que podem passar. Sei é que são fortes.”

In “record”