Evento Anual Celebra Herança e História da Época Romana na Cidade de Braga.

O centro histórico de Braga prepara-se para receber mais uma vez a iniciativa Braga Romana, que decorrerá entre os dias 22 e 26 de maio.

Em comunicado, a autarquia destaca esta vigésima edição como uma “ação cultural de significativo envolvimento comunitário”, proporcionando ao público a oportunidade de entrar em contacto mais direto com a memória da civilização romana na região de Braga.

A Braga Romana integra a estratégia de preservação da memória e partilha do conhecimento sobre o legado de Bracara Augusta.

Durante cinco dias, o centro histórico ganhará vida com atividades que recriam o ambiente das antigas urbes romanas, incluindo ofícios, mercado, cortejos, encenações teatrais, música e dança, proporcionando uma viagem no tempo para os visitantes.

Nesta edição, a Braga Romana presta homenagem a Nábia, a Fortuna de Bracara, deusa suprema das águas férteis que tutela com imponência os territórios da Galécia.

Destaca-se também a peça “Anfitrião”, da Companhia de Teatro de Braga, uma comédia clássica que promete entretenimento para os presentes.

A celebração desta 20.ª edição reflete a relação profunda entre a cidade e o seu passado romano, com um ciclo de conferências que promove uma imersão na opulenta Bracara Augusta.

A autarquia convida os visitantes a participarem neste encontro com o passado, revisitando os sítios arqueológicos, vivenciando os aromas, sabores e sons da época, e deixando-se envolver pelas danças e encenações teatrais clássicas.