Obra da autoria de Alberto Vieira celebra tradição da Semana Santa e presta tributo à comunidade envolvida no cortejo bíblico
Este sábado, dia em que se celebra o padroeiro S. Victor, a junta de freguesia assinalou a data com a inauguração de uma estátua de homenagem à emblemática Procissão da Burrinha. A obra, da autoria do escultor Alberto Vieira, está agora instalada no adro da Igreja de S. Victor, podendo ser apreciada por residentes e visitantes.
Segundo a junta de freguesia, esta iniciativa representa “uma forma simbólica de homenagear todos aqueles que edificaram e continuam a fazer parte da nova versão do Cortejo Bíblico ‘Vos Sereis o Meu Povo’”, inserido nas celebrações da Semana Santa de Braga. A estátua é também um tributo que a comunidade de S. Victor oferece a todos os que se deixam tocar pela força e beleza desta tradição.
A concretização deste projeto era uma ambição antiga do presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, que viu agora o sonho tornar-se realidade. A obra presta homenagem não só à figura histórica da procissão, mas também ao envolvimento e dedicação da população local na preservação das tradições culturais e religiosas da cidade.
A Procissão da Burrinha é uma das manifestações mais queridas da Semana Santa bracarense, recriando momentos bíblicos com um forte impacto visual e espiritual, e envolvendo várias gerações da comunidade.