Sistema de Transporte Sustentável Ganha Popularidade entre os Mais Jovens na Cidade de Braga

Desde o início do presente ano letivo, um total de 54 crianças estão a deslocar-se a pé para a escola, participando no projeto “Pedibus”. Este projeto, descrito como um “projeto-piloto inovador de mobilidade escolar”, consiste em grupos organizados de alunos do ensino primário que caminham para a escola, acompanhados por monitores e seguindo percursos previamente definidos.

O “Pedibus” é o resultado de uma candidatura ao Fundo para o Serviço Público de Transportes, sob gestão do Conselho Diretivo do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, e está atualmente a ser implementado nas escolas EB1 de S. João do Souto, EB1 de Ponte Pedrinha e Colégio D. Pedro V.

Segundo informações da Câmara Municipal, após este período de testes bem-sucedido, o objetivo é alargar o projeto a mais estabelecimentos escolares no próximo ano letivo.

Até ao momento, já foram realizadas aproximadamente 500 viagens a pé com o “Pedibus”, o que representa quase 300 viagens de automóvel evitadas desde o início do projeto. Este projeto não só promove uma mobilidade mais sustentável, contribuindo para a redução do tráfego rodoviário, como também estimula hábitos saudáveis de vida entre os mais jovens, ao incentivar a prática de exercício físico regular no percurso para a escola.