O Benfica derrotou o Vitória (3-0) esta noite, no jogo disputado no Estádio da Luz, a contar para a 24ª Jornada da Liga.

Apesar de ter protagonizado duas oportunidades na primeira parte, com Estupiñan a aparecer por duas vezes isolado diante da baliza do Benfica quando o marcador ainda não tinha sido inaugurado, o Vitória não conseguiu travar a ofensiva dos encarnados. No final dos primeiros 45 minutos, o Benfica já vencia com golos de Gonçalo Ramos (23′) e Darwin (37′).

No tempo tempo complementar, Darwin bisou na conversão de um penálti (52′), colocando o Benfica numa vantagem confortável até ao final da partida.

Com esta derrota, a terceira consecutiva, o Vitória continua com 30 pontos.

Yaremchuk entra e recebe ovação no momento mais arrepiante da noite

A história do jogo estava escrita, o Benfica desacelerou, ainda que continuando a  criar alguns lances de perigo, o V.Guimarães voltou a conseguir surgir mais vezes no meio-campo contrário, embora sem nunca conseguir voltar a ameaçar verdadeiramente a baliza de Vlachodimos, como o fez nos minutos iniciais da partida, quando o resultado ainda estava em 0-0.

O momento mais arrepiante do jogo, porém, estava guardado para o minuto 62. Com a vitória praticamente ‘no bolso’, Nelsón Veríssimo tirou Darwin e fez entrar Roman Yaremchuk. O público da Luz levantou-se de imediato para aplaudir de pé o avançado ucraniano, gritando em uníssono o seu nome, face a tudo o que se vive no seu país natal. Verdadeiramente tocante, com  Yaremchuk a não conseguir esconder as lágrimas.

Na próxima jornada, o Vitória recebe o Famalicão em partida que está marcada para domingo, às 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques.

Pepa, treinador do V. Guimarães, em declarações aos jornalistas após a derrota com o Benfica na Luz por 3-0:

«Se analisarmos só pelos resultados, é olhar para o copo meio vazio. Vejo as coisas pelo lado positivo. Depois de duas semanas duras, hoje demos tudo. Tivemos caráter e personalidade. Depois de dois jogos maus, e que reconhecemos, não é fácil chegar ao Estádio da Luz e ter este tipo de personalidade.

O Benfica foi muito eficaz e, nos últimos 15 minutos, controlou totalmente o jogo, mas, até lá, o Vitória teve muita personalidade. Tivemos mais cantos e mais oportunidades. O que fica é o resultado, mas sentimos que nos encontrámos connosco.

Precisávamos disto, de ter consciência de que, desta forma, vamos ser mais felizes. Tivemos mais oportunidades, não conseguimos fazer golo e isso também se paga caro. Não posso olhar só para o resultado, a equipa fez de tudo para conseguir outro desfecho.

O terceiro golo foi um soco para a equipa. Não há vitórias morais, há pontos, mas a equipa conseguiu ficar em paz consigo e ser igual a si própria. A verdade é que ninguém baixou os ombros e ninguém ficou nervoso. Continuaram a procurar o golo. Estávamos dentro do jogo, sofremos o terceiro golo e, depois, ficou mais difícil.

Podíamos ter deixado de discutir o jogo, mas não. Os últimos 15 minutos foram difíceis para nós, mas discutimos o jogo do princípio ao fim com qualidade e a criar oportunidades

O que fica é o resultado, mas não me vou esquecer do que foi feito dentro de campo, porque é disto que precisamos para os últimos dez jogos.»

[Lado esquerdo, de Rochinha, não funcionou tão bem. Porquê? Era estratégico?]

«É o jogo. O nosso lado direito teve muita dinâmica. Sabíamos que era preciso ter bola para levar o Benfica de um lado ao outro e a nossa construção é mais fluída pelo lado direito.»

[Vitória tem apostado muito em jovens. O que tem acontecido à equipa, os maus resultados, também tem a ver com dores de crescimento?]

«Sem dúvida. Há que apoiar e ajudar a crescer. Os erros fazem parte do processo. Isto não é sempre em frente, vamos ter curvas, obstáculos e montanhas para subir. É errar, cair e levantarmo-nos. É esse o nosso caminho. Queremos errar o menos possível, mas temos noção de que errar faz parte do crescimento. Estamos cá para ajudar os meninos a crescer.»

Veja aqui os melhores momentos da partida desta tarde/noite: