Gnration tem 1500 euros por projeto para dar a artistas de Braga

Aí está a edição de 2019 dos ‘Laboratórios de Verão’. Uma iniciativa do gnration destinada a artistas ou coletividades de Braga, residentes ou naturais, interessados em desenvolver conteúdos artísticos originais para serem apresentados na Noite Branca 2019. As candidaturas estão a decorrer até 01 de maio.

Aos quatro projetos vencedores, o gnration tem para oferecer um local de trabalho durante um período de 2 semanas (5-16 e 19-30 de agosto), apoio monetário no valor de 1500 euros por projeto e apoio técnico e de produção à residência artística. O anúncio dos vencedores será feito a 9 de maio.

Para concorrer, os candidatos deverão apresentar uma descrição da proposta artística, requisitos técnicos e de produção associados à mesma, biografia e portefólio dos autores, digitalização do cartão de cidadão, documento comprovativo de residência em Braga (no caso de o proponente não ser natural de Braga) e uma declaração de comprometimento em desenvolver o projeto nas instalações do gnration, num dos períodos de trabalho a concurso. Estes requisitos devem ser enviados para o e-mail info@gnration.pt.

‘Laboratórios de Verão’ é a iniciativa que o gnration criou em 2015 e que “procura levar a apresentação pública na Noite Branca de Braga quatro projetos artísticos originais”, segundo o comunicado.

A iniciativa destina-se artistas ou coletividades residentes ou naturais de Braga, que “se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou cruzamento entre as áreas anteriormente descritas”.

Com isto, o gnration pretende “encontrar projetos para desenvolvimento de trabalho artístico original, em formato de residência artística, no gnration durante um período de 2 semanas e que, posteriormente, terão apresentação pública do trabalho no contexto da Noite Branca 2019, em formato performativo ou de instalação/exposição”.