Concertos em várias igrejas da cidade. Este sábado será inaugurada ainda a exposição “Paixão em Guimarães” no Museu Alberto Sampaio.
O Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães vai para a sua 4ª edição, com início este sábado, 13 de abril, e estende-se até ao próximo dia 20. À semelhança da última edição a cantora lírica Elisabete Matos e Augusto Alvarez assumem Direção Artística do programa.
Independentemente da estratégia de internacionalização delineada, o certame mantém a aposta na cultura local, na preservação de grupos e tradições, iniciando o festival com o resultado de uma intensa ação formativa, intitulada “Coral Educativo”, que integra diversos grupos corais vimaranenses.
O programa conta ainda com a participação da Orquestra de Guimarães, Orquestra do Norte, Ensamble Divino Sospiro e o Quarteto de Cordas de Guimarães. Destacam-se ainda a presença da atriz convidada Cucha Carvalheiro.
No plano internacional destacam-se as participações das Mezzosopranos José Maria Lo Monaco e Marie Karall, Coro Gaos da Galiza e ainda a presença do Maestro Henri Seroka, compositor da Obra “Credo” com estreia nacional nesta IV edição do Festival.
Este sábado, pelas 15h00, será inauguradaa exposição “A Paixão em Guimarães” no Museu Alberto Sampaio. Pelas 19h30, naIgreja da Nossa Senhora da Conceição, decorre o concerto do projeto “Coral Educativo” com o Grupo Coral de Azurém, Grupo Coral de Ponte e Orfeão do CCD Coelima. No domingo (14 de abril) está agendado para a Igreja de S. Sebastião“De Lo Humano y Lo Divino). O programa prossegue na segunda-feira (15 de abril)com “A Vida de Maria” no Paço dos Duques de Bragança (21h30). Na terça-feira(16 de abril) decorre a digressão do projeto “Coral Educativo” ao Centro Pastoral das Taipas (21h30). À mesma hora, na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, está agendado o concerto “De Bach a Vivaldi” com o Quarteto de Cordasde Guimarães.
Na quarta-feira, dia 17, o programa contempla um colóquio sob o tema “A iconografia da Paixão” com a presença de Dom Carlos Azevedo, no Museu Alberto Sampaio (18h30).
Na quinta-feira, dia 18, está prevista a digressão “De Bach a Vivaldi” à Igreja da Penha (16h00). No mesmo dia, às 19h00, decorre na Igreja de S. Francisco o concerto “Credo”. Na sexta-feira, dia 19, a Igreja de S. Francisco volta a colher um concerto, “All’Amore Immenso”, com início às 21h30.
O Concerto de Encerramento está agendado para sábado, 20 de abril, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 21h30. O “Requiem na Paixão” conta com a participação da Orquestra de Guimarães e Coro Gaos.