Vitória de Guimarães perde mo terreno do Rio Ave e atrasa-se no 5º lugar

O Rio Ave venceu este domingo na receção ao Vitória de Guimarães, por 2-1, em jogo da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e subiu ao nono lugar. O brasileiro Filipe Augusto, aos 31 minutos, na conversão de uma grande penalidade, e Nuno Santos, aos 48, marcaram os golos dos vila-condenses, que não venciam há dois jogos.

Tozé, aos 88, também na cobrança de um castigo máximo, reduziu para os vimaranenses. O Rio Ave, que terminou em inferioridade numérica com a expulsão de Fábio Coentrão, aos 90+6, soma agora 35 pontos, menos 10 do que o Vitória de Guimarães, que ocupa o sexto lugar.

Declarações do treinador do Vitória Sport Clube, Luís Castro, na sala de imprensa do Estádio do Rio Ave, após a derrota por 2-1 ante o Rio Ave, em jogo da 29.ª jornada da Liga:

«Não foi uma boa prestação da nossa equipa. Tem-se repetido ao longo da época esta diferença do que fazemos em casa e fora. Preocupa, estamos a lutar para inverter. Mais uma vez, a equipa não entra mal no jogo. Há um momento em que há uma hesitação da nossa parte, duas bolas na zona de jogo e leva ao penálti e ao 1-0.»

«Se até aí as coisas tinham andado divididas, embora com alguma supremacia do Rio Ave, aí ficou mais vincada ainda e, até ao intervalo, não conseguimos reagir. Na segunda parte, tentámos que as coisas acontecessem de forma diferente, acelerando jogo em passe, colocando melhor posicionamento, mas aconteceu o segundo golo num erro nosso e limitou-nos.»

Declarações do treinador do Rio Ave, Daniel Ramos, na sala de imprensa do Estádio do Rio Ave, após o triunfo por 2-1 ante o Vitória Sport Clube, em jogo da 29.ª jornada:

«Exibição bem conseguida, a equipa deu uma imagem completamente diferente de um ou outro jogo, principalmente ao nível da agressividade, intencionalidade em chegar ao golo. Demonstração de equipa competente, capaz, que merece o resultado. Esta primeira vitória em casa é dedicada principalmente aos adeptos crentes que tem apoiado e a todas as pessoas que andavam a sofrer por não conseguirmos. Satisfação dupla, mais três pontos para fugir do que podia ser uma situação complicada.»

[Sobre a exibição de Nuno Santos:] «O Nuno, pelo que passou, duas cirurgias, uma travessia difícil e há oito meses parado, faz o primeiro jogo a titular e um golo, é importante. É mais um jogador que quer e fez tudo para ajudar. Estão todos de parabéns. Viu-se que havia uma intenção única, um só coração a bater, na procura do melhor resultado.»

Veja aqui os melhores momentos da partida de Vila do conde

Adeptos do Vitória em contestação após derrota com o Rio Ave

Algumas dezenas de adeptos afetos ao V. Guimarães contestaram a equipa à saída do Estádio do Rio Ave, onde a equipa treinada por Luís Castro perdeu este domingo, por 2-1, em jogo da 29.ª jornada da Liga, em Vila do Conde.

Entre alguns impropérios verbais ouvidos, ouviram-se alguns «joguem à bola», à medida que jogadores e elementos do corpo técnico entravam no autocarro, antes da viagem de regresso a Guimarães. Pelo meio, em contraste com a situação, Frederico Venâncio, defesa do plantel, foi aplaudido pelos adeptos vimaranenses.

A situação, que durou cerca de 15 a 20 minutos, foi controlada pelas forças de segurança, que montaram um cordão humano além do gradeamento existente em redor do autocarro e das viaturas particulares do staff do V. Guimarães.