SC Braga assinala centenário no Vianna, o café onde tudo começou

A data de nascimento do Sporting de Braga não é consensual entre os sócios e adeptos bracarenses.

O Braga vai assinalar o dia do aniversário dos seus 100 anos com o descerrar de uma placa comemorativa no Café Vianna, local onde um grupo de jovens bracarenses teve a ideia de criar o clube.

A data de nascimento do Sporting de Braga não é consensual entre os sócios e adeptos bracarenses.

Uns defendem o ano de 1914, tendo como base notícias desse ano em jornais da época que dão conta da criação de um clube com o mesmo nome (mas cuja atividade subsequente se desconhece), outros 1919, por existirem documentos desse ano, nomeadamente revistas comemorativas editadas pelo próprio Sporting de Braga, e ainda outros a data oficial: 19 de janeiro de 1921, dia em que o clube foi registado no então Governo Civil de Braga.

Reza a história foi no Café Vianna, cito bem no “coração’ da cidade dos Arcebispos, onde um grupo de jovens bracarenses se reunia, que surgiu a ideia de criar um clube e é nesse mesmo estabelecimento que os responsáveis do Sporting de Braga vão descerrar uma placa comemorativa do centenário, às 12:00 de 19 de janeiro.

Antes, pelas 10:30, será hasteada a bandeira na Cidade Desportiva, com a presença da direção presidida por António Salvador.

Este ano, devido à pandemia de covid-19, a entrega dos emblemas de prata e ouro não será feita de forma presencial. Os emblemas serão enviados por correio registado para as moradas dos sócios contemplados com as distinções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here