A AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga assinalou esta Quarta-feira, 23 de Janeiro, 20 anos ao serviço dos Bracarenses com uma sessão comemorativa realizada no Theatro Circo.

Na sessão, que decorreu no Salão Nobre do Theatro Circo de Braga, com administradores e representantes das mais importantes instituições da cidade, o presidente do conselho de Administração da Agere anunciou uma série de actividades, a decorrer ao longo do ano, bem como a aquisição de mais 12 novos aspiradores para as freguesias urbanas de Braga; e uma varredora urbana para as freguesias circunvizinhas à cidade.

Na cerimónia estiveram o vice-presidente da Câmara de Braga, Firmino Marques, os mais altos representantes de instituições como Igreja Católica, GNR, PSP, RC 6 de Braga, administradores da Agere, presidentes de Junta e Uniões de Freguesia, Cruz Vermelha de Braga, administradores das empresas municipais, entre outras individualidades.

Na cerimónia, o presidente do Conselho de Administração da AGERE, Rui Morais, destacou o trabalho desenvolvido nos últimos anos ao nível do abastecimento de água, do saneamento e da recolha de resíduos, com a concretização de investimentos que levaram a empresa a atingir um patamar de eficiência assinalável.

A sessão comemorativa ficou marcada pela apresentação do livro ‘História do abastecimento de água a Braga”, da autoria de José Lopes Cordeiro sobre a história dos 100 anos de abastecimento à Cidade.

Para Rui Morais, o lançamento deste livro representa, antes de mais, um reconhecimento público a todos os que ao longo de mais de um século, “definiram e garantiram uma rede de abastecimento de água a Braga”

Firmino Marques, vice-presidente da câmara de Braga, salientou a importância desta iniciativa que “corresponde aos objectivos da Agenda 2030 lançados pela ONU” e que vão de encontro a “um conjunto de objectivos de queremos aproveitar para dinamizar, envolvendo todos os pelouros do município de Braga.”