Os clientes vão poder escolher entre três opções de sacos para as suas compras reciclados e reutilizáveis.
A Mercadona prevê concluir em abril a substituição dos sacos de plástico por sacos de papel e outros reutilizáveis, que serão produzidos através de embalagens de plástico recuperadas nas suas lojas. A marca já começou este processo nas suas lojas em Espanha, algo que deve chegar a Portugal em julho com a abertura da nova loja.
Deste modo, os clientes vão poder escolher entre três possibilidades na realização da compra: um saco de papel, um saco com 50%/70% de plástico reciclado proveniente de embalagens de plástico das lojas Mercadona e o saco de ráfia, de acordo com informação disponibilizada pela Mercadona ao Notícias ao Minuto.
Com isto, o objetivo passa por reciclar 3.000 toneladas anuais de plástico de embalagens das suas lojas para fabricar estes sacos de material reciclado.
Para além disto, a empresa tenciona reduzir a quantidade de plástico que é desperdiçado nas secções dos frescos, tendo colocado um outro dispositivo mais ‘sustentável’ para dispensar os sacos. Ainda neste âmbito, a Mercadona espera que os sacos destas secções possam ser “substituídos por outros de material compostável antes de 2021“.
Antes de abrir, Mercadona está a estudar portugueses
A Mercadona vai abrir a primeira loja em Portugal em julho, mas ao longo do segundo semestre estão previstas outras oito a 10 aberturas nos distritos de porto, Braga e Aveiro. Enquanto isso, a Mercadona já anda por cá a estudar os gostos e hábitos dos portugueses.
Para este efeito, a cadeia espanhola abriu um laboratório de ideias, em Matosinhos, que ajuda a “equipa da Mercadona a definir, junto dos clientes portugueses, o sortido de produtos em Portugal, totalmente adaptado às necessidades deste mercado”.
No total, a Mercadona tem já 300 funcionários portugueses e continua a recrutar. Pode consultar as vagas existentes aqui.