Jota Silva, do Vitória SC, faz a sua estreia pela Seleção Nacional no D. Afonso Henriques

Jovem jogador do Vitória Sport Clube tem a oportunidade de representar a equipa nacional no seu próprio país, e no estádio onde joga semanalmente, marcando um momento especial na sua carreira.

O avançado Jota Silva, representante do Vitória Sport Clube, alcançou um marco importante em sua carreira durante o jogo amigável contra a Suécia (5-2), que serviu como preparação para o Euro2024. O confronto, realizado no Estádio D. Afonso Henriques, sua “casa”, testemunhou a entrada de Jota Silva aos 63 minutos, substituindo Gonçalo Ramos. Com isso, tornou-se o sexto estreante durante a era do selecionador Roberto Martínez.

Ao ser lançado em campo, Jota Silva juntou-se a um seleto grupo de jogadores, incluindo Gonçalo Inácio, João Neves, Toti Gomes, João Mário e José Sá, que receberam sua primeira internacionalização ‘AA’ sob a orientação do técnico espanhol. Apesar de ter ficado a poucos minutos de marcar em sua estreia, uma defesa do guarda-redes Robin Olsen impediu um final de sonho para Jota Silva, que aos 24 anos demonstrou sua promissora presença na seleção nacional.

Declarações à ‘flash interview’ da RTP após o jogo particular Portugal-Suécia (5-2), de preparação para o Euro2024 de futebol, disputado hoje em Guimarães:

É um sentimento único [a estreia pela seleção ‘AA’]. É um dia muito especial para mim e para quem me acompanha há muito tempo. Era um sonho, que se tornou realidade. Há que continuar assim para que fique cá muito tempo.

A receção dos meus colegas tem sido fantástica. Eles têm-me integrado muito bem. Vim aqui para ajudar e para ser mais um neste caminho importante que Portugal vai ter no Europeu. Espero ter mais minutos e vou trabalhar para tal. A decisão caberá ao ‘mister’.

[sonho de estar na convocatória para o Euro2024] Claro que sim. Isso nem é a pergunta.

[estreia na casa do Vitória SC, seu clube] Este estádio é especial. É a minha casa e é onde faço muitos jogos. Agradeço ao público por todo este apoio. Foi especial”.

O vitoria SC também nao deixou passar o momento e nas redes Socias publicou “O nosso orgulho! 🫶

https://www.facebook.com/photo/?fbid=833085908857667&set=a.659505356215724

Em novembro do ano passado, na qualificação para o Euro2024, em Vaduz, o guarda-redes José Sá e Toti Gomes foram titulares no triunfo sobre o Liechtenstein (2-0), enquanto o lateral João Mário foi lançado nos últimos minutos.

Um mês antes, na Bósnia, o médio João Neves, de apenas 19, já tinha vivido a sua primeira internacionalização ‘AA’, ao ser suplente utilizado na goleada de Portugal em Zenica, por 5-0.

No arranque da qualificação, em 23 de março, o defesa central Gonçalo Inácio, do Sporting, foi o primeiro estreante de Martínez, contra o Liechtenstein, que terminou com a vitória dos lusos por 4-0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Os estreantes na ‘era’ Roberto Martínez

21/03/24: Jota Silva (Portugal-Suécia, 5-2, particular)

16/11/23: José Sá, Toti Gomes e João Mário (Liechtenstein-Portugal, 0-2, qualificação Euro2024)

16/10/23: João Neves (Bósnia e Herzegovina-Portugal, 0-5, qualificação Euro2024)

23/03/23: Gonçalo Inácio (Portugal-Liechtenstein, 4-0, qualificação Euro2024)