Vídeo mostra bombista a entrar em igreja momentos antes de ataque

Bombista caminha calmamente com uma mochila às costas antes de fazer explodir a igreja, uma de três que foram atacadas.

Foi esta segunda-feira divulgado um vídeo que mostra um dos bombistas suicidas responsáveis pelo mortífero ataque concertado de domingo de manhã, no Sri Lanka, momentos antes de explodir uma igreja, onde causou a morte a, pelo menos, 122 pessoas.

As imagens de videovigilância mostram o homem, com calças escuras e camisa azul clara, a caminhar calmamente com uma mochila às costas, enquanto se dirige para o seu alvo, uma igreja atolada de gente, em plena celebração de missa pascoal.

O vídeo termina abruptamente quando se dá a explosão. As filmagens completas foram entregues pela igreja em questão à polícia, referindo o Daily Mail que este ataque específico tirou a vida a, pelo menos, 122 pessoas.

O Sri Lanka, sublinhe-se, foi palco de um ataque concertado que envolveu, no total, oito explosões, ocorridas com recurso à colocação de bombas artesanais e alguns bombistas suicidas, em quatro hotéis, um complexo residencial e três igrejas.

As primeiras seis explosões ocorreram “quase em simultâneo”, pelas 8h45 de domingo (3h15 em Portugal), de acordo com fontes policiais citadas por agências internacionais.

Pelo menos 40 pessoas relacionadas com os ataques foram já detidas.

O último balanço oficial é de 310 mortos e mais de 500 feridos, sendo que este número deverá ser revisto em alta nos próximos dias.