Realizou-se hoje, dia 29 de Abril, um Cordão Humano com uma extensão de cerca de dois quilómetros, no centro histórico de Braga, que marcou o encerramento do “Mês Azul – Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”. A iniciativa juntou cerca de 2500 crianças de 19 estabelecimentos de ensino do Concelho e contou a presença de diversas entidades da Cidade (Universo Municipal, BLCS, Centro Novais e Sousa, Cerci, PSP, Bombeiros Voluntários, Associação de Reformados do Centro Histórico de Braga e Boccia Sénior).

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, o Cordão Humano teve impacto para a população em geral e um apelo pedagógico junto dos mais novos.“É essencial que desde tenra idade as crianças ganhem consciência para estas questões e se envolvam activamente do ponto de vista cívico, percebendo de que forma podem contribuir para uma sociedade melhor”, afirmou, destacando o ´cunho simbólico da iniciativa´ na divulgação desta causa.

Por seu turno, Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga,realçou que o Relatório de Actividades de 2018 da CPCJ de Braga registou a abertura de mais de 500 processos. “É um valor que deve preocupar a comunidade no seu todo e os cidadãos com responsabilidades de intervenção. Numa sociedade equilibrada e justa os direitos das crianças devem ser plenamente respeitados”,disse.

Durante este mês de Abril, o Município de Braga promoveu um conjunto de iniciativas de promoção dos direitos das crianças e consequente prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. Palestras, workshops e exposição foram algumas das iniciativas que marcaram o ´Mês Azul´.

O Cordão Humano abrangeu as seguintes ruas: Praça Municipal; Rua Frei Caetano Brandão; Rua D. Paio Mendes, Rossio da Sé, Rua de S. João, Rua Francisco Sanches; Avenida Central; Rua dos Capelistas; Praça Conde de Agrolongo e Rua de Santo António.

Os sinos de quatro igrejas do centro da Cidade (Congregados, Pópulo; Capelistas e Sé) tocaram para assinalar este momento simbólico.

EmanuelSilva, canoísta medalhado nos Jogos Olímpicos, e Vandinho, ex-capitão doSporting Clube de Braga, também marcaram presença na iniciativa.