Portugal, em número de praias galardoadas, está em sexto lugar.

Portugal tem 17 novas praias com Bandeira Azul. A boa nova foi anunciada, esta terça-feira por Catarina Gonçalves, coordenadora do programa, durante a Conferência de Imprensa do Programa Bandeira Azul, que se está a realizar na Fábrica da Água de Alcântara das Águas do Tejo Atlântico, Avenida de Ceuta, Lisboa.

Foi ainda divulgado que Portugal tem 352 praias galardoadas este ano, um número que coloca o nosso país em sexto lugar de uma lista onde constam cerca de 50, o que é, segundo Catarina Gonçalves, “uma ótima posição do ponto de vista turístico, económico, de visibilidade de Portugal e de sustentabilidade e qualidade ambiental”.

Assim sendo, o Norte vai hastear a bandeira azul em 75 praias, mais duas do que no ano anterior. A praia do Parque Dr. José Gama, em Mirandela, e a praia de São Félix da Marinha, em Vila Nova de Gaia.

Já o Centro tem 44 praias este ano com bandeira azul, mais seis que em 2018. São elas: Cabo Mondego, Cova Galo Hospital, Murtinheira e Tamargueira, Avô e Arainho.

Na Região do Tejo são 54 as praias distinguidas, mais seis que o ano passado. Fontes, em Abrantes, no interior, Salgados, na Nazaré, Santo Amaro e Torre, em Oeiras, a Praia da Rainha, em Almada, Janeiro de Baixo, em Pampilhosa da Serra.

A Região do Alentejo tem 35 praias com bandeira azul este ano, mais três que o ano anterior. São elas: Almografe Sul, Furnas Mar e Malhão Sul, todas em Odemira.

No Algarve este ano foram distinguidas 88 praias, menos uma que no ano anterior.

Na Região Autónoma dos Açores vão ser hasteadas 39 bandeiras, mais três que no ano anterior: Salgueiros, na ilha Terceira, Almoxarife, na ilha do Faial, e Vinha da Areia, em São Miguel.

Por último, na Região Autónoma da Madeira temos 17 praias, mais três que o ano passado: Ribeira do Natal, Barreirinha e Calheta.